Categories: Esportes

Sem quatro atletas da WNBA, Luiz Augusto Zanon convoca basquete feminino para o Pan

O Brasil vai com uma equipe praticamente reserva aos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá) no basquete feminino. O técnico Luiz Augusto Zenon anunciou a convocação, nesta sexta-feira, 22, sem contar com as quatro pivôs brasileiras que atuam na liga profissional norte-americana, a WNBA. Ícone da modalidade, a armadora Adrianinha se aposentou após o Mundial do ano passado. Já a ala Tatiane passou por cirurgia e também não foi chamada.

“Tivemos que reformular o grupo que disputou o Mundial da Turquia. Vamos formar uma seleção com a experiência das pivôs Kelly (35 anos), Gilmara (34) e Karina (29), além da jovem Leticia Viviane (20), que se destacou na LBF. Também estamos tendo o retorno da armadora Tássia (20), medalha de bronze do Mundial sub-19 do Chile, em 2011”, explicou Zanon.

Depois de serem campeãs da Liga de Basquete Feminino (LFB) por Americana, Clarissa e Damiris foram para a WNBA, liga que começa em junho e tem temporada regular até outubro. Nádia e Érika também estão lá. O time campeão nacional, aliás, só teve duas atletas chamadas.

Publicidade

Na comparação com o grupo que foi ao Mundial, também não foram convocadas Adrianinha (aposentada da seleção), a ala Tatiane (machucada) e a ala/pivô Vanessa. Para seus lugares foram chamadas as armadoras Carina e Tássia, as pivôs Gilmara, Kelly e Letícia e a ala Leila.

A seleção vai treinar por quase um mês, entre 4 de junho e 6 de julho, em tempo integral, no Tênis Clube de Campinas. O elenco ficará uma semana no Canadá, para treinos e amistosos, antes de estrear em 17 de julho no Pan. O Brasil está no Grupo A e joga contra EUA, Porto Rico e República Dominicana. Só os dois primeiros avançam.

 

Publicidade

CONVOCADAS
Carina dos Santos Martins (armadora) – 23 anos – 1,72m – São Bernardo (SP)
Débora Fernandes da Costa (armadora) – 23 anos – 1,64m – São José Desportivo (SP) 
Fabiana Caetano de Souza (pivô) – 24 anos – 1,92m – Americana (SP) 
Gilmara Justino (pivô) – 34 anos – 1,83m – Americana (SP)
Isabela Ramona Lyra Macedo (ala) – 21 anos – 1,80m – São José Desportivo (SP)
Jaqueline de Paula Silvestre (ala) – 29 anos – 1,78m – Santo André (SP) 
Joice dos Santos Coelho (ala) – 22 anos – 1,81m – São José Desportivo (SP) 
Karina da Silva Jacob – (pivô) – 29 anos – 1,85m – São José Desportivo (SP)
Kelly Santos Muller – (pivô) – 35 anos – 1,93m – Sport Recife (PE)
Leila Zabani (ala) – 24 anos – 1,82m – Basquete Jaraguá (SC)
Letícia Viviane Dias Rodrigues (pivô) – 20 anos – 1,90m – Maranhão Basquete (MA)
Patrícia Teixeira Ribeiro (ala) – 24 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP)
Tainá Mayara da Paixão (armadora) – 23 anos – 1,72m – América Basquete Recife (PE) 
Tássia Pereira de Souza Carcavalli – (armadora) – 22 anos – 1,80m – Santo André (SP) 

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.