A Câmara de Rio Pardo aprovou na sessão de segunda-feira, 2, o projeto de lei do vereador Tiago Mello Batata (MDB) que institui a Semana Santa e a Encenação da Paixão e Morte de Cristo como patrimônio cultural de natureza imaterial do município. Para o autor da proposta, é necessário reconhecer a relevância histórica, religiosa e cultural para a identidade local.
A celebração da Semana Santa de Rio Pardo – que chegou à 262ª edição neste ano – e a Encenação da Paixão e Morte de Cristo representam um dos mais importantes patrimônios culturais e religiosos do município. Com raízes históricas e tradições transmitidas por gerações, são manifestações de fé, cultura e identidade do povo rio-pardense.
LEIA TAMBÉM: Com texto reformulado, mulheres ganham destaque na Paixão de Cristo de Rio Pardo
Publicidade
A encenação, em especial, é um marco na celebração da Semana Santa, reunindo centenas de fiéis e visitantes, promovendo a cultura local e impulsionando o turismo religioso. “Transformar tais celebrações em patrimônio imaterial e cultural é assegurar a preservação e promoção desses eventos”, afirma Tiago Batata.
A ideia é que a iniciativa incentive a expansão e garanta o apoio necessário para a realização de ambas as promoções. Além disso, busca fomentar parcerias com instituições religiosas, culturais e acadêmicas para valorizar a tradição e promover o ensino a respeito da importância histórica e cultural. Agora o projeto seguirá para a sanção do Executivo.
Publicidade
This website uses cookies.