Expoagro Afubra

Seminário da Aturvarp reúne mais de 250 participantes na Expoagro

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) realizou, na manhã dessa quinta-feira, 27, a 15ª edição do Seminário Regional de Turismo Rural. O evento, parte da programação da Expoagro Afubra, reuniu mais de 250 participantes, vindos de 38 municípios do Rio Grande do Sul. Entre as atrações, exemplos de associativismo e a importância do pensamento coletivo para o desenvolvimento do turismo rural.

Conforme o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, o principal objetivo do evento é a troca de experiências e o compartilhamento de informações entre os empreendimentos rurais que têm atuação no meio turístico. “Para esta troca de informações e experiências, no caso da edição deste ano do seminário, contamos com exemplos e conhecimento de regiões distintas. Aos participantes é uma grande oportunidade de expansão do aprendizado na prática do turismo rural”, comenta o presidente.

LEIA TAMBÉM: Manejo do solo e suas vantagens são apresentados durante a Expoagro

Publicidade

O primeiro case a ser apresentado foi da Associação de Turismo Rural de Santa Cruz do Sul. Capitaneado pelo presidente, Alexandre Guedes da Luz, do Sítio Thomas Ecke, um dos principais conceitos para o desenvolvimento do turismo rural está na formação de uma entidade representativa, no caso, uma associação como a que ele preside. “A atuação no turismo rural impacta em vários desafios, exigências e formação. Isso tudo torna-se mais fácil quando desenvolvido de forma coletiva. Este nosso exemplo foi tão positivo, que na própria região já inspiramos modelos semelhantes ao nosso”, revela da Luz. A apresentação dele foi sucedida pelos empreendimentos Sítio Pedagógico Paraíso, apresentado pela proprietária Leila Stacke e pelo casal José e Isabel Stoelben, do Sítio Kajives – todos empreendimentos localizados em Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul.

O mestre em turismo Deivid Schu, de Novo Hamburgo, mostrou a evolução do roteiro Caminhos de Lomba Grande, formado por dezenas de empreendimentos de turismo rural daquela região. De acordo com ele, o incremento do turismo rural ao volume de visitantes que Novo Hamburgo recebe é significativo. “Com a organização do turismo rural, por meio do Caminhos de Lomba Grande modificou a realidade no município. Hoje Novo Hamburgo recebe cerca de 4 mil visitantes por semana, e uma grande parte disso não tem a ver com a programação comercial e as feiras realizadas pelo município. É o turismo que movimenta este quantitativo”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM: Emater apresenta inovações no manejo da erva-mate

Publicidade

Schu converge na observação da Associação de Turismo Rural de Santa Cruz do Sul. A importância do associativismo e a constância nas atividades pró-desenvolvimento do segmento. “O turismo promove uma sinergia nos ambientes onde ele está, mas depende da adesão e da participação coletiva para que alcance esta unidade. Todas as ações realizadas dependem de muito esforço e dedicação para que se tornem, de fato, realidade”, complementa.

O 15º Seminário Regional de Turismo conta com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), da Emater/RS-Ascar, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), do Sicredi Vale do Rio Pardo e da Secretaria Estadual de Turismo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO AFUBRA

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.