Regional

Seminário que debaterá futuro da área do antigo Sanatório Kaempf já tem quase 100 inscritos

O Sicredi Vale do Rio Pardo vai promover nesta terça-feira, 17, um seminário para decidir o futuro da área que por décadas abrigou o Sanatório Kaempf e a Clínica Vida Nova. O espaço havia sido adquirido em 2018 pelo Grupo Faveni e estava sem uso, até ser comprado pela cooperativa. Agora, o Sicredi pretende ouvir a comunidade santa-cruzense para receber ideias e sugestões do que poderá ser feito com o terreno e as edificações. O encontro será realizado às 18 horas, na sede administrativa da instituição.

Conforme o presidente do Sicredi/VRP, Heitor Álvaro Petry, somente uma construção que ficava às margens da rua foi demolida para permitir o alargamento da via, considerando que um loteamento está sendo construído naquela região. “O prédio principal, a casa de moradia, a casa dos tuberculosos, as solitárias e as demais edificações, a princípio, vão permanecer”, adianta. Tudo isso, contudo, será debatido com a população antes da tomada de decisão.

LEIA MAIS: Sicredi adquire área do antigo Sanatório Kaempf e estuda possibilidades

Publicidade

“A ideia é ouvir os associados e a comunidade antes de qualquer definição. Vamos planejar juntos o que pode ser feito, com base nos valores do cooperativismo e no respeito à nossa história e ao meio ambiente”, afirma o presidente.

Até o momento, quase uma centena de pessoas já se inscreveram para participar do seminário. “Quem está se inscrevendo também está colocando a motivação do seu interesse, então temos desde curiosos até profissionais.” Os segmentos também são variados e vão desde a histórica até a área cultural e ambiental.

Petry salienta ainda que uma pequena parte da estrutura será ocupada pelo Sicredi, mas o restante será concebido em um projeto à disposição dos santa-cruzenses. Por isso a importância de ouvir as opiniões e alinhar os interesses antes de começar as obras. A partir do que for levantado no seminário, será formada uma equipe técnica interna que vai estudar as sugestões e então elaborar o planejamento.

Publicidade

LEIA MAIS: Sicredi busca sugestões da comunidade
para futuro da área Kaempf; veja como participar

“Vamos tentar extrair o que pode e o que é interessante de ser aplicado, porque também precisamos pensar na lógica da sustentabilidade.” Acerca disso, enfatiza o presidente, é preciso olhar não somente para a questão ambiental, mas também a econômica. “O Sicredi não busca ali um espaço para novas receitas, mas também entende que ele precisa se viabilizar por si só. A lógica do processo é que a gente possa ter ali um espaço comunitário, mas que encontre uma forma de se sustentar.”

Ao comentar o grande número de inscrições e as ideias que chegaram até o momento, Petry afirma que nem tudo poderá ser levado em consideração, mas a instituição está muito satisfeita com a participação. “Isso é próprio de uma sociedade plural, mas nessa hora vamos trabalhar com muita serenidade e responsabilidade para, de fato, absorver e aproveitar o que de melhor vier em termos de sugestões.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Iluminação completa do Lago Dourado deve ser concluída ainda este ano; veja ilustração

Saiba mais

Em abril deste ano, o Sicredi/VRP anunciou a compra do terreno durante a assembleia geral ordinária da instituição. A área, que pertencia ao Grupo Faveni (dono da Faculdade Dom Alberto), possui 24 hectares e está localizada ao lado da sede administrativa da cooperativa, no Bairro Germânia, em Santa Cruz do Sul.

O investimento inicial envolveu R$ 6 milhões para a aquisição, além de imposto e custos de transferência, visando transformar o local em um espaço que une preservação ambiental, resgate histórico e valorização cultural. A infraestrutura existente é remanescente do antigo hospital, fundado por Eduardo Kaempf em 1889, que aplicava práticas naturalistas alemãs. O empreendimento se tornou referência médica regional e internacional até encerrar suas atividades em 1999, em decorrência da Reforma Psiquiátrica.

Publicidade

Serviço

  • O quê: Seminário Sicredi/VRP Área Kaempf
  • Quando: amanhã, a partir das 18 horas
  • Onde: auditório da sede administrativa do Sicredi Vale do Rio Pardo (Rua Rubem Guilherme Kaempf, 11, Bairro Germânia, em Santa Cruz do Sul)
  • Inscrições: https://forms.office.com/r/d5YyX3dYyk. O formulário também está disponível no perfil da Sicredi Vale do Rio Pardo no Instagram – @sicredivaledoriopardors.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.