O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), por meio do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA), realiza na quarta-feira, 29, o 1º Seminário Regional Construindo de profissionais da educação especial e supervisores escolares Acolher é desenvolver construindo estratégias e saberes para o Atendimento Inclusivo às Pessoas com TEA. O evento ocorre das 8 horas às 16 horas, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e integra a programação comemorativa aos 20 anos do Cisvale. A ação tem parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e busca fortalecer a rede de profissionais que atuam na inclusão educacional e social de estudantes com autismo.
A iniciativa pretende reunir professores do atendimento educacional especializado, das classes especiais e supervisores escolares das redes estadual e municipal dos municípios que compõem o Cisvale. Conforme a Diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, o encontro traduz o compromisso permanente do consórcio com a formação continuada dos profissionais da educação e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo “O Centro TEA é uma referência regional por sua atuação técnica, humanizada e integrada, e o seminário amplia este diálogo entre saúde, educação e assistência social, sempre com foco no acolhimento e no desenvolvimento de cada indivíduo”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Cisvale amplia debate regional sobre o desafio da gestão de resíduos
Publicidade
A programação contempla palestras com especialistas que atuam diretamente no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, conforme a coordenadora do Centro TEA, Andréa Lima, pela manhã terá a palestra da assistente social Cláudia Adriane Queiroz abordará o tema a “Integração de cuidados no autismo: conhecendo a rede de assistência regional”, a neurocirurgiã Marina Merúvia tratará de “O cérebro, a criança e as telas”. A fonoaudióloga Suéllin Rodrigues abordará o tema “O papel CAA na sala de aula.” A tarde está prevista a palestra com o neuropediatra Cristiano Firpo Freire trará a palestra “Quando o desafio vai além do autismo”; e para encerrar a palestra com a psicóloga Maurélei Juliana da Silva de Lima e a terapeuta ocupacional Cibeli Oliveira abordarão o tema “Autismo na escola: prevenindo e acolhendo crises”.
Para o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura (Chiquinho), a unidade de esforços – tanto da área da educação – quanto do atendimento especializado ao autismo, tem o poder de promover a inclusão no ambiente escolar. “Cada vez mais precisamos construir estratégias e saberes para a inclusão dos estudantes com TEA. Com esse grande objetivo e propósito, nós nos unimos para oferecer esta formação aos nossos professores das salas de recurso, professores de classes especiais e supervisores escolares da rede municipal, rede estadual, privada, para que nós possamos qualificar, cada vez mais os nossos profissionais para o acolhimento e o entendimento sobre o autismo”, reforça.
LEIA TAMBÉM: PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba
Publicidade
O presidente do Cisvale Gilson Becker destaca que a realização do seminário reforça a essência do consórcio como instrumento de integração regional e inovação em políticas públicas. “O Centro TEA é um dos legados mais significativos construídos ao longo dos 20 anos do Cisvale. Ele representa o esforço conjunto dos municípios em promover inclusão e qualidade de vida, conectando áreas e profissionais em prol de uma sociedade mais justa e acolhedora”, observa.
LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.