Categories: Regional

Seminário sobre Desenvolvimento Regional na Unisc traz Bernard Pecqueur

Inicia nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o 7° Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, tendo como tema a Globalização em tempos de regionalização – repercussões no território. A programação do evento que figura entre os principais do País nas discussões sobre desenvolvimento regional se estende até o dia 11. A estrela dessa edição é o pesquisador Bernard Pecqueur, da Université de Grenoble, da França, que discute a globalização e a repercussão nos territórios.  Promoção é do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR).

A conferência de Pequeur, economista que estuda o desenvolvimento regional, inicia às 9h30, no Anfiteatro do bloco 18. Às 13 horas, no mesmo local, tem abertura da sessão de pôsteres e a primeira mesa-redonda sobre Ações coletivas em dinâmicas regionais, da qual participam Rafael Echeverri Perico, do Programa Iberoamericano de Cooperación en Gestión Territorial (México), e Sara Alexandre Domingues Araújo, da Universidade de Coimbra (Portugal). Na sequência, às 16 horas, há comunicação de pesquisas, com apresentação de trabalhos inscritos no evento, vindos de diversas partes do Brasil. Às 19 horas, haverá um coquetel na sede da Adunisc.

Na quinta-feira, dia 10, o evento prossegue com a segunda mesa-redonda, às 9 horas, no Anfiteatro, sobre A institucionalização dos processos de regionalização, com Jorge Luis Hernández, da Universidad de Rio Cuarto (Argentina), Pedro Silveira Bandeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Rogério Leandro de Lima da Silveira, do PPGDR da Unisc. À tarde, seguem as sessões de comunicação em salas do bloco 18. Às 19 horas, no Antifeatro, ocorre a reunião do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR).

Publicidade

Na sexta-feira, dia 11, a terceira mesa-redonda do Seminário irá reunir Domingos Fernando da Cunha Santos, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), e Ronaldo Coutinho Garcia, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do IPEA, para debater sobre A dimensão multiescalar do desenvolvimento regional – o papel do Estado.  Às 13h30, ocorre o último painel sobre Construção de conhecimento em Desenvolvimento Regional – aportes teórico-metodológicos, com Rainer Randolph, do IPUR – Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Virgínia Elisabeta Etges, do PPGDR – Unisc. Após, acontece o relato das comunicações de pesquisa e o encerramento, sempre no Anfiteatro.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR), Virginia Etges, o Seminário é “uma oportunidade de debater, analisar e disseminar o conhecimento sobre o desenvolvimento das regiões”. A programação completa está disponível no site da universidade. O PPGDR da Unisc completou no ano passado 20 anos com mestrado e doutorado pioneiros no país na área de Desenvolvimento Regional.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.