Categories: Saúde

Será que todos podem fazer CrossFit?

* Por Márcio Duarte

De uns anos para cá, o investimento e a preocupação com a qualidade de vida vêm ganhado espaço e evidência entre as pessoas. Mas, frequentemente, as modalidades e esportes “queridinhos” mudam com as novidades apresentadas pelo mercado fitness, e hoje, um dos preferidos do pessoal que investe em uma vida mais saudável é o CrossFit.

Esse treinamento inclui força, condicionamento em geral e é formado por um mix de exercícios aeróbicos que utilizam tanto o peso corporal do praticante quanto levantamento de peso olímpico. Entre seus principais benefícios estão: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Publicidade

O CrossFit possui uma grande variedade de exercícios que podem fazer parte do circuito, tudo vai depender da preparação do aluno e da imaginação do treinador. Na minha visão, os exercícios que não podem faltar em um treinamento são: pular corda, flexão de braço, agachamento avançado, tríceps no degrau e agachamento. Exercícios básicos, mas que envolvem diversas partes do corpo, e atrelado a outros treinamentos conseguimos melhorar diversos fatores, por exemplo, modalidades como musculação ajudam no aumento de força muscular, corrida ajuda a aumentar a capacidade cardio-respiratória e agilidade, alongamento ajudam a melhorar flexibilidade. Mas sempre lembrando que toda a combinação de exercício deve levar em consideração o objetivo do aluno.

O que percebo é que muitos ainda têm dúvidas se há alguma restrição para a prática, já que é um exercício que exige muita força corporal. Mas aí vai a resposta, não existem restrições para a prática, o mesmo tipo de treinamento é utilizado tanto para idosos com problemas de coração quanto para atletas profissionais, a única adaptação que deve ser realizada é na carga e intensidade.

E mesmo não tendo restrição, alguns cuidados devem ser tomados. Amaior parte das lesões acontecem em quem pratica o exercício em níveis mais avançados, quando as cargas são mais pesadas. Neste caso, movimentos feitos de forma errada podem gerar lesões musculares e articulares, e quanto maior a carga ou a intensidade do exercício, maior deve ser a atenção no movimento. Utilizar os músculos e ossos na posição ideal é essencial para que eles não sejam forçados demais. Outra maneira de se prevenir contra lesões é priorizar a execução adequada dos exercícios nos três primeiros meses, como forma de adaptação.

Publicidade

* Márcio Duarte é Educador Físico do EstudioPass, plataforma que permite que alunos paguem uma mensalidade fixa de R$99,90 e possam fazer aulas em estúdios mais de 810 estúdios de yoga, CrossFit e outras 138 modalidades diferentes.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.