Categories: Regional

Servidores participam de treinamento em sinalização viária

A Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos (SMTSP) proporcionou a sua equipe operacional – pintores e operários que atuam diariamente no trânsito de Santa Cruz do Sul – um curso de capacitação em sinalização viária horizontal e vertical. O treinamento foi ministrado em Porto Alegre, pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nos dias 11 e 12 deste mês, com carga horária de 20 horas, nos turnos manhã e tarde.

De acordo com o conteúdo programático do curso foram abordados todos os tipos de sinalização de trânsito – placas, semáforos, marcas viárias, entre outros – para orientação, advertência, informação, regulamentação e controle adequado da circulação de pedestres e veículos pelas vias terrestres. Também foram repassados conhecimentos a respeito da legislação vigente. A equipe que acompanhou as aulas foi composta por 14 funcionários, além do secretário Alex Knak. Todos receberam certificados após a conclusão.

Eduardo Luis Faust, 30 anos, Rony Albino Assmann, 52, e Paulo Roberto Rodrigues, 60, juntos com outros 12 servidores da secretaria, aproveitaram a oportunidade em busca de mais qualificação profissional. Para todos eles, inclusive para Paulo, há 26 anos na Administração Municipal, essa foi a primeira vez que a prefeitura proporcionou a ele uma chance de atualizar seus conhecimentos na área. “É importante porque diante de tanta inovação a gente precisa estar atualizado”, disse.

Publicidade

Para Rony a iniciativa do governo municipal é altamente elogiável, não apenas pelo investimento, mas pela valorização dos funcionários. “Em nome de todos os colegas quero agradecer a oportunidade que este governo nos proporcionou. Com os conhecimentos que a gente adquiriu ganhamos mais confiança na hora de exercer o nosso trabalho”. Já para Eduardo, há apenas dois anos e meio na prefeitura, quem mais ganha é a comunidade. “O tempo todo as pessoas nos param na rua e questionam sobre esta ou aquela sinalização. Agora nos sentimos bem mais preparados para dar uma resposta correta e desfazer as dúvidas”, argumentou.

Além de Santa Cruz do Sul, outros municípios do Estado também estiveram no curso, mas apenas com a participação de secretários e cargos de confiança. Para Knak, a qualificação dos funcionários do quadro deve ser uma prioridade. “Quem ocupa um cargo político está de passagem pela Administração Pública. Os servidores públicos são os que ficam e trabalham para melhorar dia a dia a nossa cidade. De nada adianta os ocupantes de cargos de confiança participarem de cursos de qualificação e o quadro funcional não ter essa oportunidade”, disse.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.