Colunistas

Silviano Santiago é tema de biografia

Gigante da literatura, um dos maiores intelectuais da atualidade no Brasil (e no mundo), o professor e escritor mineiro Silviano Santiago acaba de merecer uma justíssima homenagem, para satisfação dos leitores. A partir de uma série de entrevistas com o autor, o jornalista João Pombo Barile assina o livro Presente do acaso: um ensaio biográfico sobre Silviano Santiago, lançado pela Autêntica, em 344 páginas, a R$ 94,90.

Ensaísta, romancista e memorialista, Santiago é reconhecido por sua ampla contribuição à cultura em língua portuguesa. Não por acaso, foi agraciado em 2022 com o Prêmio Camões, o mais importante para autores de todos os países de ascendência lusa. Entre seus romances referenciais estão Em liberdade, Stella Manhattan, Heranças e os mais recentes, igualmente premiados, Mil rosas e Machado.

LEIA TAMBÉM: O novo romance de María Elena Morán

Publicidade

Em setembro deste ano ele completará 90 anos, sendo natural da pequena Formiga, no interior mineiro. Por muitos anos lecionou em universidades no exterior, em especial nos Estados Unidos, e mais recentemente tem se dedicado a um resgate memorial, como no livro Menino sem passado, de 2021.

Agora, a partir das entrevistas de Barile com Santiago, e dos arquivos que este cedeu ao biógrafo para consulta, tem-se um retrato de um dos mais prolíficos e inteligentes escritores dos dias atuais, que merecia ter seu nome indicado ao Nobel como representante do Brasil. Para se convencer dessa pertinência, bastaria a leitura dos ensaios do recente Grafias de vida – a morte, lançado pela Companhia das Letras, para ter percepção da amplitude de olhar do autor.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.