Categories: Regional

Sindicância apura danos ao acervo de museu

A Prefeitura de Rio Pardo abriu uma sindicância para apurar os danos causados ao acervo do Museu Municipal Barão de Santo Ângelo, bem como o desaparecimento de aproximadamente 15 peças. Cerca de 80% do patrimônio foi danificado durante o período em que o Solar Almirante Alexandrino passou por uma reforma, no ano passado.

A portaria foi editada pelo prefeito Rafael Reis Barros, logo nos primeiros dias de governo. O motivo foram as condições precárias em que a administração municipal recebeu o local. Segundo informações da Secretaria de Turismo e Cultura, mesmo depois da reforma, ainda há goteiras no prédio. Além disso, a maior parte do acervo foi danificada ou está desaparecida.

O primeiro passo da investigação foi uma visita ao museu, na qual se constatou que cerca de 80% do acervo foi danificado, de acordo com o presidente da Comissão Permanente de Sindicâncias e de Processos Administrativos Disciplinares e Especiais, Renan Klein Soares. Agora, estão sendo ouvidas todas as pessoas que estiveram envolvidas com o museu na época da reforma, até mesmo as que não trabalham mais na Prefeitura. “Ainda não é um processo administrativo. Estamos investigando, o que se equipara a um inquérito feito pela Polícia Civil”, explicou Soares.

Publicidade

Assim que for concluída essa etapa serão tomadas medidas administrativas, caso algum servidor municipal esteja envolvido no problema. Se isso não for comprovado, o Ministério Público receberá uma cópia do dossiê, para encaminhar os procedimentos legais. A previsão é de que a sindicância seja encerrada até o fim deste mês.

Conforme o presidente da comissão de sindicâncias, enquanto os objetos não forem restaurados, o museu vai precisar ficar fechado. Depois de concluída a sindicância que agora trata do acervo do museu, um novo processo deve ser instaurado. Desta vez, será motivadopelas más condições do Solar Almirante Alexandrino, reformado no ano passado.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.