Regional

Sindicato dos Agricultores Familiares alerta para descontos indevidos na aposentadoria

Cidadãos que recebem benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões rurais, têm sido surpreendidos com um desconto inesperado. Os valores seriam revertidos a uma entidade ligada à pesca e à aquicultura. Vários casos já foram registrados desde o início deste mês na região do Vale do Rio Pardo.

O valor é de R$ 33,00, o que corresponde a 2,5% do salário mínimo. A chefe do escritório do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras, Tatiane Reis, diz que a orientação é para que os beneficiários confiram os extratos e procurem o sindicato, se necessário. “O associado vem até aqui e conseguimos fazer o cancelamento disso.” Dessa forma, o estorno pode ser solicitado. 

LEIA TAMBÉM: Aberto o prazo para entrega do Imposto Territorial Rural; saiba como declarar

Publicidade

Ainda de acordo com Tatiane, alguns beneficiários optam por procurar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para relatar o problema. Há também a alternativa de resolver pelo site do Meu INSS. Segundo um informativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), a primeira e mais importante providência é solicitar o cancelamento do desconto pelo Meu INSS ou pelo 135.

A Fetag-RS também diz que é importante registrar um boletim de ocorrência, o que pode ser feito de forma online pelo endereço eletrônico www.delegaciaonline.rs.gov.br. Na região, para tentar solucionar o problema, os associados podem ir até os escritórios do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Herveiras, Monte Alverne e Alto Paredão.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.