Regional

STR realiza buscas de aposentados com mensalidades bloqueadas pelo INSS

O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Herveiras, Sinimbu e Vale do Sol (STR) iniciou um processo de busca dos associados aposentados que faziam o pagamento das mensalidade mediante desconto automático no benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida tornou-se necessária, explicou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 o presidente Sérgio Reis, com o bloqueio dos débitos até que seja resolvida a situação decorrente da investigação da Polícia Federal e Advocacia-Geral da União, apontando cobranças irregulares feitas por algumas associações e sindicatos.

LEIA TAMBÉM: Justiça bloqueia R$ 23,8 milhões de suspeitos de fraude contra INSS

Publicidade

O STR local passará a manter os contribuintes apenas com participação direta no balcão. “Temos cerca de 300 associados com o desconto via INSS, sendo alguns com cerca de 30 anos no STR, com todos os documentos comprovando seus vínculos”, enfatizou. Desse número, 13 cancelaram no aplicativo – acredita o presidente – por alguma desinformação, pois o nome da entidade que faz o desconto é da Confederação Nacional dos Agricultores (Contag), à qual o STR é associado.

LEIA TAMBÉM: INSS: reembolso de descontos a aposentados e pensionistas começa nesta segunda-feira; veja cronograma

Reis antecipou que todos serão considerados sócios até o final do ano, utilizando os serviços disponíveis aos associados, pois é uma situação atípica. Apesar dessa condição, o presidente recorda que desde 2019, mais de uma centena de agricultores aposentados pediram auxílio ao STR, pois perceberam descontos irregulares de entidades, que não são do Estado. “Ajudamos e conseguimos restituição”, frisou.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE A REGIÃO

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.