ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sites para estudar via internet

ads3

ads4

Estudar em casa é praticamente um dever de todo aluno, uma vez que ajuda a fixar o que foi aprendido em sala de aula. Rever as lições passadas pelo professor, fazer os exercícios e ler o material didático ajuda a assimilar melhor os conteúdos.

E, para sair na frente, a internet pode ser uma forte aliada. É possível encontrar diversos sites que oferecem resumos e exercícios que fazem a diferença na vida do estudante.

ads6 Advertising

Publicidade

Estudar em casa, com ajuda da internet, é uma mão na roda, mas são muitas as tentações que fazem o estudante perder o foco: notificações no celular, um programa de TV, o rádio do vizinho e até um animal de estimação querendo atenção. Por isso, o ideal para o estudante, de qualquer idade, é criar uma rotina e tentar segui-la à risca, criando um ambiente seguro e tranquilo, de forma que nada o atrapalhe.

Ao iniciar os estudos, evite entrar nas redes sociais e em sites que são um convite à distração. Lembre-se de que, em casa, não há um professor estipulando os horários. Tudo depende do ritmo que você mesmo vai colocar.

ads7 Advertising

Publicidade

Outra dica é alternar matérias difíceis e fáceis, de acordo com o seu gosto. Assim, não fica num ritmo tão pesado e cansativo.

Pense, ainda, em estabelecer um calendário, ou um cronograma, para que todo o conteúdo seja visto, mesmo aqueles com que você não tenha tanta familiaridade. Não perca o foco. Disciplina é o ponto-chave para um bom estudo em casa.

ads8 Advertising

Publicidade

Depois de estabelecidos os horários e a rotina, é hora de pensar no melhor local para este estudo. Procure um ambiente tranquilo, bem iluminado, sem grandes distrações em volta.

Pode ser a mesa da sala de jantar ou uma escrivaninha no quarto. Não importa. O que vale é que o estudante se sinta bem e estimulado.

Procure conversar com as pessoas que moram na mesma casa, pedindo a elas para respeitarem os seus horários.

Publicidade

Deixe por perto objetos que podem ajudar ao longo da jornada, como caneta, lápis, borracha, livros e cadernos. Se achar interessante, até para dar uma variada, uma alternativa é estudar em algum café ou padaria próximos, que tenham acesso liberado à internet.

Sites para estudar online

A internet é uma ótima aliada, mas, apesar de ter muito conteúdo disponível, nem sempre são confiáveis. O importante é procurar, sempre, fontes e sites bem recomendados, que realmente vão te ajudar.

Publicidade

Stoodi

Para quem busca complementar os estudos nas disciplinas de língua portuguesa, sociologia, história e geografia, a dica é o Stoodi. O site é uma mão na roda para quem precisa de reforço escolar e também para quem quer se preparar para o Enem. O destaque vai para a área de redação: além das correções, o Stoodi oferece um acompanhamento do desempenho do estudante para verificar sua evolução.

Responde Aí

Para a área de exatas, o Responde Aí costuma salvar quem está na faculdade. Se pintar aquela dúvida sobre o teorema dos eixos paralelos durante um estudo de física, é só fazer uma simples busca no site. Temas muito estudados em física, como momento de inércia, também estão por lá, além de uma série de outras disciplinas de exatas.

O ponto-chave é o conteúdo: seja o guia de estudos completo e com resumos curtinhos, as videoaulas e os exercícios resolvidos passo a passo são explicados com a linguagem do aluno. É como se estivesse estudando com um(a) colega de sala. 

A plataforma do Responde Aí conta com a vantagem de permitir estudar de qualquer lugar via app, inclusive offline.

Youtube Edu

Serviço lançado pelo Google em parceria com a Fundação Lemann, trata-se de uma plataforma que reúne conteúdos voltados para estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Funciona assim: após fazer a busca por disciplina, o aluno acessa diversas playlists e seleciona o canal que achar mais interessante para então assistir aos vídeos disponíveis. O melhor é que é tudo grátis.

SuperProf

No Superprof há uma gama de aulas e cursos, desde música até atualidades, passando por contabilidade. Mas é uma boa ferramenta para quem quer estudar idiomas. Há professores cadastrados para diversos idiomas, como inglês, italiano, espanhol, francês, até russo! O aluno consegue ter aulas ao vivo, por videoconferência, o que ajuda a trabalhar, principalmente, a pronúncia.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta