ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Só resta uma semana para acertar as contas

Com pouco mais de uma semana para o término do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a Delegacia da Receita Federal (RF) em Santa Cruz do Sul recebeu apenas 54,04% das 130 mil declarações que devem ser geradas pelos 69 municípios que integram a sua área de abrangência. Das 25,2 mil pessoas de Santa Cruz que precisam declarar seus rendimentos, apenas 53,63% já apresentaram suas contas para a unidade da RF. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo contribuinte este ano tem sido reunir os documentos necessários.

De acordo com o delegado da Receita Federal no município, Leomar Padilha, o declarante precisa estar atento, pois deve apresentar documentos relativos aos rendimentos declarados, de todas as fontes de renda que teve, e aqueles que comprovem a retenção de imposto na fonte. Também precisa incluir comprovantes de despesas com saúde e educação, que são dedutíveis, e de outras despesas que, embora não sejam dedutíveis, ele precisa informar. É necessário ainda comprovar a evolução patrimonial.

ads6 Advertising

Publicidade

O prazo para entrega da declaração do IRPF, que começou em 2 de março, termina às  23h59 do próximo dia 28. Aqueles que perderem o prazo estarão sujeitos a pagamento de multa de 1% ao mês, incidente sobre o imposto devido, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Inexistindo imposto devido, será aplicada multa de R$ 165,74.

Quem deve declarar

ads7 Advertising

Publicidade

Tira-Dúvidas

A maioria das dúvidas encaminhadas este ano pelos contribuintes são semelhantes às registradas em anos anteriores, conforme o delegado da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, Leomar Padilha. As principais referem-se à obrigatoriedade de declarar ou não os rendimentos dos dependentes e às despesas que devem ser informadas ou não. Confira aqui os principais esclarecimentos da Receita.

ads8 Advertising

Publicidade

Dívidas

Seguro-desemprego

Educação

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta