ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sobe para 16 o número de casos de leptospirose em Santa Cruz

ads3

ads4

Mais dois casos sob suspeita de leptospirose foram confirmados nesta terça-feira, 19, pela Secretaria Municipal da Saúde. Ao todo, 16 pessoas foram contaminadas com a doença entre os meses de janeiro e fevereiro em Santa Cruz. 

De acordo com a enfermeira Célia Mara Baseggio, do setor de Vigilância Epidemiológica, os testes foram realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, e confirmam mais dois casos da doença. “A bactéria que causa a doença está mais presente na urina do rato, mas ela também pode ser encontrada em outros animais domésticos”, alerta.

ads6 Advertising
Aumentam os casos de leptospirose em Santa Cruz

Publicidade

Conforme a enfermeira o calor do verão associado à quantidade de chuvas registradas em fevereiro são ingredientes que potencializam a contaminação. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, somente este ano, foram 31 suspeitas de leptospirose e dez casos descartados. Dos 16 diagnósticos positivos da doença, oito são de adolescentes que teriam contraído a doença quando invadiram uma propriedade privada para tomar banho no açude, no Bairro Monte Verde.

Após a contaminação, o Município socilitou análise da água em um laboratório de Lajeado. O resultado do teste constatou que não foram encontradas bactérias causadoras da leptospirose nas três amostras de água coletadas no bairro.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta