Categories: Centro-Serra

Sobradinhense participa de equipe “Fórmula UFSM”

O próprio slogan do projeto “Fórmula UFSM” já diz: “Formulando um carro, acelerando conhecimento”.  E o sobradinhense Samuel Colombelli de Souza, aluno do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica, está levando esse preceito muito a sério. Integrante do projeto desde 2013, mais especificamente nos subsistemas de direção e estrutura, afirma estar aprendendo muito com a nova experiência, que já é destaque nacional e em breve internacional. “Ingressei no projeto em 2013, e estou até hoje com o objetivo de colocar em prática o que aprendi na graduação e também aprender sobre a àrea automobilística que sempre me chamou muita atenção”, explica.

O projeto Formula SAE é uma atividade extracurricular conhecida mundialmente que vem sendo desenvolvido pela equipe Formula UFSM dentro da Universidade Federal de Santa Maria desde 2010. Ele estimula os alunos a projetar, desenvolver e construir veículos open-wheel do tipo fórmula com o intuito de participar da competição Formula SAE Brasil, sendo a SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) a entidade organizadora do programa. 

A competição não é só uma corrida, mas sim uma disputa de engenharia na qual os protótipos são avaliados quanto ao projeto, custos, design, economia de combustível, nível de ruído e confiabilidade.  A fabricação deste protótipo é toda regida por um regulamento imposto pela SAE, sendo assim, na competição o protótipo só estará  liberado para participar das provas dinâmicas se tudo no carro estiver dentro do regulamento. Existem competições deste gênero em todo o mundo.

Publicidade

A equipe conta com 30 membros e ela funciona como uma empresa, que é divida em subsistemas. Cada subsistema deve trabalhar de forma a cumprir os prazos estipulados por um cronograma, para posterior entrega de relatórios e projetos. 

Em 2014, a equipe consagrou-se com o terceiro lugar geral na competição nacional, garantindo então uma vaga para o mundial que acontecerá nos EUA. A partir de agora o carro está em fase de testes para a competição mundial, que será realizada em junho deste ano.  

Segundo o estudante, a equipe está muito confiante com o novo protótipo e espera uma boa colocação nesta competição. “Acredito que projetos como esse fomentam ainda mais a vontade do aluno graduando em adquirir conhecimento sobre determinada área e certamente formam um profissional muito mais preparado para o mercado de trabalho”, diz.

Publicidade

 

 

Carro

Publicidade

O carro conta com motor Honda CBR 600RR, pesa 210 quilos e vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Com esse projeto, a intenção da equipe é alcançar o top 10 mundial. Esta última ocorre anualmente em Piracicaba (SP), onde participam cerca de 30 equipes. A ida aos Estados Unidos deve-se à conquista, pela Formula UFSM, do terceiro lugar em nível nacional no ano passado.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.