ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sobram dias no fim do salário ou renda?

Uma das maiores queixas das pessoas é que o salário ou a renda não duram o mês inteiro. Muitas, em casos extremos, já ficam sem dinheiro no dia em que recebem seu salário ou renda, comprometidas com contas e dívidas assumidas  anteriormente. Chegar ao fim do mês com alguma sobra no bolso ou na conta do banco, então,  é para poucos!

Quem tem dificuldades  para fazer o dinheiro durar, pelo menos,  até o próximo pagamento – o que  também  já é um risco porque,  a qualquer  imprevisto, pode ficar em situação complicada  – com um controle financeiro e mudanças de alguns hábitos pode mudar essa situação. Igual ao médico que, no primeiro contato com o paciente, procura fazer um diagnóstico do que está  causando alguma  enfermidade, na vida financeira  o procedimento é parecido. O sintoma do problema – a falta de dinheiro – já é conhecido, sendo que a partir daí deve se procurar as causas. A metodologia da DSOP Educação Financeira, construída sobre quatro pilares, no primeiro prevê o diagnóstico (os outros três são sonhar, orçar e poupar). 

Publicidade

ads6 Advertising

Publicidade

O planejamento dos gastos, por si só, já ajuda bastante para não extrapolar nas contas. Entretanto, ante uma promoção irresistível ou um objeto de consumo há muito desejado, pode bater aquela vontade de comprar. Antes de “se resolver” como pessoa, não há orçamento ou planilha que dê jeito. Por isso, o controle emocional vem muito antes do controle financeiro. Quando sentir o impulso de comprar, pergunte-se: “Eu preciso? Eu posso (pagar à vista ou ter margem para comprar a prazo)? Eu devo (mesmo podendo) comprar isso)?” . Uma estratégia é não comprar na hora, dar uma volta pelo shopping, talvez até indo embora. Muitas vezes, no dia seguinte, aquela vontade louca de achar que não poderia sobreviver sem comprar determinado produto passou.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta