ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sobre o complexo de vira-lata

Vivi momentos de pânico nesta semana na BR-290.

Saí da fazenda, em Unistalda, às 6 da manhã. Entrei na BR-287, tudo calmo, fluxo normal. Após Santa Maria passei por São Sepé e adiante acessei a 290. Até então, tudo sereno. Dali em diante, na 290, foi um inferno. Automóveis argentinos ultrapassando sobre pontes, aclives com faixa dupla, excedendo loucamente a velocidade. Vários, não vencendo as ultrapassagens, obrigavam os que vinham em sentido contrário a fugirem para o acostamento.

ads6 Advertising

Publicidade

Não estou generalizando, amo a cultura e o folclore da Argentina, sua história, suas paisagens, seus vinhos, seus escritores, os tangos, “las zambas”, seus corais. Mas a verdade é que eu não ultrapassei um só argentino. E todos os que me ultrapassaram estavam em excesso de velocidade.

Fiquei pensando: essas atitudes absurdas não são usuais no Rio Grande do Sul, tanto é que fiquei indignado e até assustado. Indignado, porque esse proceder dos “hermanos” beirava as raias do dolo eventual (não desejo um acidente, sei que o posso causar, mas vou continuar correndo), não sendo mera imprudência. Assustado, porque estava nítido que brincavam com a morte de toda a família. Mas eu não estava querendo embarcar nessa, sendo levado junto, podendo morrer ou virar paraplégico.

ads7 Advertising

Publicidade

O rigor cada vez maior de nossa Justiça, do Ministério Público, das polícias, está forçando a uma mudança nas práticas centenárias da corrupção. Tente subornar um policial rodoviário para ver o que acontece. Ao revés, em viagens de carro por alguns países vizinhos, você sabe o que pode acontecer quando lhe param na estrada.

Estou sendo ufanista demais? Creio que não. A esperança não pode fenecer. Nosso país é maravilhoso. E muitos outros, onde hoje reinam a paz e a ordem, já estiveram atolados na criminalidade e na corrupção. Novas eleições se aproximam, “é tudo com a gente”. Que tal uma boa faxina?

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta