Polícia

Soldados da Brigada Militar querem 32% de reajuste salarial

Em assembleia geral realizada na noite dessa terça-feira, 15, a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), que representa a grande massa de policiais militares no Rio Grande do Sul, decidiu que irá pleitear um reajuste salarial de 32% para a categoria. Segundo a entidade, o percentual é baseado no aumento que o próprio governador do Estado, Eduardo Leite, sancionou para ele mesmo, em janeiro deste ano.

“Estamos há mais de nove anos sem um valor considerável de reposição salarial, e chegamos ao consenso com a categoria de pedir 32% de reajuste salarial, que é o dado pelo governador para ele mesmo. Nada mais justo que valorizar os servidores da segurança pública, que se doam pelas instituições e pela sociedade”, comentou o presidente da Abamf, soldado Potiguara Galvam, de 39 anos.

LEIA TAMBÉM: “O que nos consola é o apoio de todas as pessoas que conheciam Gabriel de verdade”, diz família de médico assassinado

Publicidade

No encontro realizado na sede da Abamf, em Porto Alegre, ainda foi confirmado que a entidade irá entrar com uma ação contra o governo do Estado. Isto porquê os policiais não concordam com o Projeto de Lei Complementar, aprovado no ano de 2020, que alterou a carreira de servidores da Brigada Militar. No texto, foi modificado o posto de soldado de 1ª e 2ª classes, criando três níveis de graduação de soldado: 1, 2 e 3. “Isto é uma ilegalidade, porque fere o decreto-lei 667, de 1969, que nos organiza em classes. Foi pega a primeira classe e subdividida em três níveis, o que é ilegal. Aprovamos na assembleia entrar com uma ação contra isso, e estaremos vendo meios jurídicos nos próximos dias”, explicou Galvam.

Ainda, no evento da Abamf em Porto Alegre, foram levantadas questões pertinentes a uma possível lei de promoção de praças. “Reformulamos uma ação já apresentada em 2018, a adequando para a nossa realidade atual. Somos uma das poucas polícias que ainda tem o concurso interno para ascender na carreira. O objetivo é extinguir esse concurso interno, para que tenhamos uma carreira nos moldes dos oficiais, por antiguidade e merecimento, que possamos ter uma previsibilidade de ascensão funcional. Vamos buscar junto à Assembleia Legislativa essa aprovação”, salientou o presidente.

LEIA TAMBÉM: Homem natural de Pantano Grande morre em acidente no Norte do RS

Publicidade

A Abamf conta com 8 mil associados, desde soldados até coronéis. Ao todo, são 16 sedes regionais, incluindo Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.