Categories: Regional

Solidariedade: Cabeça raspada para ser mostrada

Elas são vaidosas, não dispensam uma maquiagem benfeita e, rindo à toa, exibem suas cabeças raspadas. Sem nenhum constrangimento – pelo contrário, com muita naturalidade –, as irmãs Cecília da Silveira Barros Santos, 52, e Cleonice Barros Souza, 40, circulam por Rio Pardo há mais de um mês com o novo visual, resultado de uma luta compartilhada: a luta pela cura. 

Diagnosticada com câncer de mama em fevereiro, Cléo começou a batalha em busca do tratamento. O procedimento, assim como o de todas as pessoas que enfrentam a doença, não foi fácil. Exames, espera, angústia. Após ser orientada a retirar a mama através da mastectomia, pois outros nódulos poderiam retornar, a professora deu início à segunda etapa do tratamento, composta por quatro sessões de quimioterapia em caráter preventivo. 

A queda dos cabelos era inevitável, e ela tinha total consciência de que era preciso encarar esse cenário. Melhor ainda se fosse com sensação de gratidão, afinal, ela teve acesso a um tratamento de ponta. Foi por isso que, desde a descoberta da doença, Cleo buscou leituras e referências sobre como manter a autoestima ao conviver com a falta das longas madeixas castanhas acobreadas com mechas claras, junto com as reações causadas pela forte medicação do tratamento.

Publicidade

Um vínculo foi fundamental para que a rio-pardense chegasse confiante a esse estágio: a parceria da irmã mais velha. “Quando ela me contou que também queria raspar a cabeça, eu disse: ‘você está louca, não faz isso’. Porém, ninguém conseguiu impedir”, lembra. Cecília, por sua vez, explica que a decisão de se desfazer de um dos atributos que marcam a feminilidade foi tomada com intenção de apoiar não só Cléo, mas todas as mulheres que enfrentam a doença. “Quis evidenciar que é possível viver bonita, charmosa e elegante sem cabelo.” A cabeleireira, que trabalha há 25 anos no ramo, aproveitou o ensejo para unir o gesto de solidariedade a sua experiência, cortando, aos poucos, as mechas da irmã. 

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.