A Uefa sorteou na tarde desta quinta-feira, 27, em evento realizado no Principado de Mônaco, os oito grupos da edição de 2015/2016 da Uefa Champions League, principal competição entre clubes do futebol europeu. Diferente dos anos anteriores, quando os cabeças de chave eram definidos através do ranking da entidade, desta vez foram escolhidos os campeões das principais ligas nacionais do continente.
Isso permitiu, por exemplo, um confronto entre Paris Saint-Germain, atual campeão francês, e o gigante Real Madrid, maior campeão da história da competição, com dez títulos, e atual vice-campeão espanhol. Shakthar Donetsk, da Ucrânia, e Malmö, da Suécia, completam a chave, que deve ter briga acirrada entre franceses e espanhóis para definir quem será o líder.
O Barcelona, atual campeão espanhol e da Champions League, não deve ter dificuldades para avançar em seu grupo. A briga pela segunda vaga deve ficar entre o Bayer Leverkusen, da Alemanha, e a Roma, vice-campeã do Campeonato Italiano. A supresa no grupo é o BATE Borisov, da Bielorrússia, que se classificou nos playoffs.
Publicidade
Já a vice-campeã européia e tetracampeã italiana Juventus caiu no grupo considerado o mais difícil desta etapa. A Vecchia Signora vai medir forças com o Manchester City, vice-campeão inglês, além do Sevilla, atual bicampeão da Europa League. O Borussia Mönchengladbach, terceiro colocado no último Campeonato Alemão, corre por fora na chave e não pode ser descartado pelos rivais.
Ingleses contra alemães e grupos “médios”
Dois grupos devem ter briga entre ingleses e alemães pela ponta da tabela. No B, o Manchester United, de volta a competição após um ano ausente, é o favorito, mas não deve ter moleza contra o Wolfsburg, vice-campeão da Alemanha e que conta com jogadores em excelente fase. Já no F, o Bayern de Munique, que vive momento conturbado fora de campo, mas segue absoluto dentro dele, terá a companhia do Arsenal, embalado pelo bicampeonato da Copa da Inglaterra.
Publicidade
Por outro lado, o Chelsea, atual campeão inglês, caiu em uma chave mais tranquila. Seu adversário mais perigoso é o Porto, vice-campeão português. Os Grupos C e H não contam com nenhuma potência e devem ser mais equilibrados. Na terceira chave, os principais times são o Benfica, bicampeão português, e o Atlético de Madrid, vice-campeão da Champions em 2014. Galatasaray, da Turquia, e o estreante Astana, de Cazaquistão, também estão no grupo.
Já a última chave tem o Zenit como cabeça de chave. O atual campeão russo, que conta com o brasileiro Hulk em seu plantel, terá Valencia, da Espanha e Lyon, da França, como principais adversários, enquanto o Gent, da Bélgica, deve ser o saco de pancadas.
Confira os grupos da Champions League:
Publicidade
Grupo A:
Paris Saint-Germain (França)
Real Madrid (Espanha)
Shakthar Donetsk (Ucrânia)
Malmö (Suécia)
Grupo B:
PSV Eindhoven (Holanda)
Manchester United (Inglaterra)
CSKA Moscou (Rússia)
Wolfsburg (Alemanha)
Grupo C:
Benfica (Portugal)
Atlético de Madrid (Espanha)
Galatasaray (Turquia)
Astana (Cazaquistão)
Publicidade
Grupo D:
Juventus (Itália)
Manchester City (Inglaterra)
Sevilla (Espanha)
Borussia Mönchengladbach (Alemanha)
Grupo E:
Barcelona (Espanha)
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Roma (Itália)
BATE Borisov (Bielorrússia)
Grupo F:
Bayern de Munique (Alemanha)
Arsenal (Inglaterra)
Olympiacos (Grécia)
Dínamo Zagreb (Croácia)
Publicidade
Grupo G:
Chelsea (Inglaterra)
Porto (Portugal)
Dynamo de Kiev (Ucrânia)
Maccabi Tel-Aviv (Israel)
Grupo H:
Zenit (Rússia)
Valencia (Espanha)
Lyon (França)
Gent (Bélgica)
This website uses cookies.