Política

STF anuncia fim da reforma de prédio depredado durante atos golpistas

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, anunciou nesta quarta-feira, 12, que a reforma do edifício-sede da Corte terminará na próxima terça-feira, 18. O local foi alvo de depredação durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

A ministra fez o anúncio durante a abertura da sessão desta tarde. Desse modo, a escolha da data foi para relembrar os 100 dias da invasão e coincide com o início do julgamento das 100 primeiras denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados de participar dos atos.

LEIA TAMBÉM: Depredação nos 3 Poderes ‘foi revolta de ricos que perderam eleições’, diz Lula

Publicidade

Estragos

Ao comentar os estragos causados pelos golpistas, Rosa Weber disse que a depredação teve efeito contrário e ajudou a fortalecer a democracia. “Essa data, o dia da infâmia, 8 de janeiro, sem similar na história desta Corte, há de ser relembrada sempre para que nunca mais se repita. O vilipêndio das instalações físicas deste tribunal, longe do pretendido aviltamento da instituição, produziu efeito inverso, pois fortaleceu a comunhão nacional em torno do princípio nuclear que consagra entre nós a ideia democrática”, afirmou.

A presidente relatou que será finalizada na próxima semana a reforma do segundo andar da sede, onde estão a diretoria-geral e a assessoria de comunicação. As seções foram as mais atingidas durante os atos.

LEIA TAMBÉM: Imagens inéditas de câmeras de segurança mostram invasão do STF; veja

Publicidade

Em março, a reforma do terceiro andar, que comporta as salas da presidência da Corte, foi entregue. Contudo, devido aos estragos causados em obras de arte e lustres, o salão-nobre, que faz parte do segundo andar e é utilizado para recepção de autoridades, permanecerá sendo reparado por restauradores do próprio Supremo e de universidades federais. Por outro lado, o plenário, que fica no térreo, está em funcionamento desde 1º de fevereiro.

Denúncias

O STF marcou para a próxima semana o julgamento de 100 pessoas denunciadas pelo envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. A audiência acontecerá no plenário virtual da Corte entre terça-feira e segunda-feira, 24. Assim, na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.