Geral

STF marca julgamento de denúncias contra mais 200 radicais por atos golpistas

O julgamento da primeira leva de acusações contra os manifestantes que participaram dos atos golpistas do dia 8 de janeiro ainda não acabou, mas a votação do próximo bloco de denúncias já tem data marcada no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão vai acontecer entre os dias 25 de abril e 2 de maio.

A ministra Rosa Weber, presidente do STF, decidiu emendar os julgamentos. O primeiro acaba na próxima segunda-feira, 24, e o segundo abrirá logo no dia seguinte. A sessão que vai analisar mais 200 denúncias foi marcada a pedido do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os protestos extremistas.

LEIA TAMBÉM: Ministros do STF votam por tornar réus 100 acusados por atos golpistas

Publicidade

A tendência é de que o tribunal siga esse ritmo até terminar de analisar as mais de 1,3 mil denúncias oferecidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). As acusações estão sendo analisadas uma a uma, mas os julgamentos são marcados em bloco para acelerar a conclusão. O que o STF está decidindo nesta etapa é se aceita ou não as denúncias. O mérito das acusações será debatido apenas em um segundo momento, se o tribunal decidir tornar os manifestantes réus.

O tribunal deve aceitar as denúncias, visto que os ministros têm defendido publicamente a responsabilização dos envolvidos nos atos golpistas. O primeiro julgamento já tem seis votos para abrir processo contra os manifestantes. As denúncias analisadas atingem acusados de incitar os protestos golpistas e de participar diretamente dos atos de vandalismo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.