Muito mais do que o próprio ato de competir, o 12º Torneio Internacional de Stocksport da Oktoberfest se caracteriza pela integração nas quadras do Centro Cultural 25 de Julho, dentro do Parque da Festa da Alegria. Em meio às delegações do Brasil, com atletas de Santa Cruz do Sul e Lajeado, duas equipes do Paraguai participam do evento, que começou na manhã de sexta-feira, 9, e termina na noite de domingo, 11.
De acordo com o presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport, organizadora do torneio, Sérgio Böhm, cerca de 70 jogadores disputam as partidas. Ele destaca a mobilização em torno do esporte, que ultrapassa as fronteiras do Rio Grande do Sul. “Hoje o mundo está mais do que nunca interligado através da comunicação. Na Europa, eles acompanham pela internet o que se realiza no Brasil e em Santa Cruz do Sul, que é um foco do eisstocksport mundial. Eles estão atentos, estão acompanhando como estamos jogando, a performance do Brasil, porque todos já estão de olho no Mundial em fevereiro de 2016, na Itália”, ressaltou Böhm, que também pratica a modalidade.
Segundo o dirigente, o torneio também proporciona momentos de confraternização. “Há vários anos, muitos desses atletas já se conhecem, já se confrontam numa disputa muito amigável. É um esporte familiar. O pessoal do Paraguai vem com famílias também, é uma integração maravilhosa em que o pessoal já espera para vir para Santa Cruz, que é uma cidade muito acolhedora, eles sempre nos dizem isso. Eles esperam a Oktoberfest para poder vir participar dessa integração”, salientou Böhm.
Publicidade
Para a presidente da Federação Paraguaia de Stocksport, Anneluise Insfrán, o torneio internacional oferece a possibilidade de reencontrar amigos. “Gosto muito de vir aqui. Fico muito feliz. O povo é acolhedor, sempre fomos muito bem recebidos. Costumo vir sempre que posso. A festa nos anima ainda mais. Gosto de tudo, mas a forma como as pessoas nos tratam é muito legal”, comentou ela. O Paraguai é representado pelos clubes Asfalt Stock Schützen Verein e Garden, ambos de Assunção.
Disputas por equipes começou na manhã deste sábado
Depois das disputas individuais femininas, masculinas e por equipes nessa sexta-feira, o torneio prosseguiu neste sábado com o certame de clubes. O primeiro turno do feminino iniciou às 9 horas e o do masculino, ao meio-dia. O returno das mulheres se inicia às 17 horas e o dos homens é no domingo, às 13 horas, seguido de almoço de integração. A final feminina vai ser às 18 horas, seguida da masculina. O encerramento e a premiação estão previstos para as 20 horas.
Publicidade
Durante o Torneio Internacional, o Departamento de Stocksport do Centro Cultural 25 de Julho promove o brechó beneficente, como ocorreu na final do Campeonato Gaúcho. A renda vai custear parte das despesas da equipe juvenil da Federação no Mundial de 2016, que será na Itália. A ideia é levar um time sub-16 ou sub-19.Doações de roupas, livros, acessórios e calçados também são aceitas. Outras informações pelo telefone (51) 8405 7092.
Publicidade
This website uses cookies.