ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sua empresa existirá em 2020?

Esta semana acontece em Davos o World Economic Forum. Ao mesmo tempo, o Brasil inicia o ano com notícias políticas intensas e o mercado turbinado com tecnologias e a transformação digital tomando espaço na realidade dos negócios. Há um despertar geral para o assunto, que se torna agora o principal tema da mídia e dos debates do mercado de negócios e carreira. 

O que acontecerá com nosso mundo, com o mercado, com as profissões? Que Brasil queremos no futuro e que mundo desejamos a partir de agora?

ads6 Advertising

Publicidade

Ano passado, quando a Quarta Revolução Industrial foi oficialmente anunciada, os early adopters do mundo colocaram o assunto na pauta principal. Futuristas, empreendedores, líderes exponenciais e comunidades criaram poderosos ecossistemas em torno da inovação e da transformação do mundo. O novo movimento é admirável, e o mundo já vem mostrando evidências positivas. Ainda há muitos problemas sobre os quais teremos que conversar. Nunca a desigualdade esteve tão acirrada, nunca os desafios globais estiveram tão conectados com a nossa realidade do dia a dia. Precisamos ampliar o debate e conversar sobre todas as questões que afetam a vida humana no planeta. Tecnologia e inovação são pautas quentes, mas não as únicas. 

Um dos principais desafios será a mudança cultural, o abandono do imediatismo e a cocriação de uma economia compartilhada. Há otimismo entre os executivos e empreendedores, mas eles também declaram que o nível de preparação do nosso mercado é muito baixo. Empresas e profissionais estão muito pouco conscientes e prontos para a primeira das mudanças dos próximos anos. A discussão em torno de tecnologias exponenciais, negócios digitais, startups está aberta, e precisamos adicionar na mesma intensidade um novo ingrediente: a mudança do modelo mental das pessoas, a adaptação dos modelos, o entendimento das novas propostas do mundo e o desenvolvimento de novas habilidades cada vez mais complexas. O conhecimento vale, mas não é mais definitivo. 

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta