ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sucesso hoje, case de fracasso amanhã

No mundo digital, a gestão mudou radicalmente. No cenário empresarial em constante evolução, o planejamento estratégico desempenha um papel crucial na determinação do sucesso a longo prazo das organizações.

LEIA TAMBÉM: Riscos da era tecnológica

Publicidade

No entanto, à medida em que avançamos em direção ao futuro, o ambiente de negócios está se tornando cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Diante desses desafios, é essencial que as empresas adotem uma abordagem proativa e orientada para o futuro de pelo menos dez anos em seu planejamento estratégico. As metodologias de Foresight podem ajudar as organizações a construírem uma base sólida para o sucesso em um mundo em constante mudança.

Publicidade

Esta abordagem se concentra em antecipar e se adaptar às mudanças e tendências emergentes que podem afetar o sucesso de uma organização a médio e longo prazo. Enquanto o planejamento estratégico convencional se concentra principalmente no presente e no curto prazo, o planejamento estratégico para o futuro amplia a visão para incluir uma perspectiva mais ampla e de longo prazo. O ideal é combinar os dois. Minha especialidade.

LEIA TAMBÉM: Foco no curto ou no longo prazo?

Publicidade

O mercado futuro é caracterizado por ainda mais incerteza. O avanço da tecnologia, as mudanças demográficas, as questões ambientais, as tendências socioeconômicas e os avanços regulatórios são apenas alguns dos fatores que contribuem para essa complexidade. Nesse contexto, o planejamento estratégico para o futuro busca identificar as possíveis direções em que o ambiente empresarial pode evoluir e desenvolver estratégias flexíveis que possam se adaptar rapidamente a estas mudanças.

Publicidade

Uma parte fundamental desse processo é a antecipação e a análise de probabilidades. Isso envolve identificar os principais impulsionadores de mudança, como a tecnologia, as preferências do consumidor e as tendências de mercado, e avaliar seu impacto potencial no negócio. Por meio dessa análise, as organizações podem identificar oportunidades emergentes, riscos potenciais e áreas de inovação que podem impulsionar sua vantagem competitiva no futuro.

Uma abordagem orientada para o futuro no planejamento estratégico requer que as organizações desenvolvam flexibilidade e resiliência em seu modelo de negócio. Isso envolve a capacidade de se adaptar rapidamente e ajustar a estratégia de acordo com as novas circunstâncias, dando respostas ágeis para o mercado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O novo sentido do trabalho

Publicidade

Além disso, a resiliência é fundamental para enfrentar possíveis turbulências e incertezas que podem surgir ao longo do caminho. As organizações devem estar dispostas a abandonar práticas ultrapassadas e adotar uma mentalidade ágil, inovadora e de aprendizado contínuo.

Vemos empresas bem-sucedidas que não consideram ou aceitam o que já está posto. Essa negação pode custar caro ao negócio em poucos anos. Planejar é para o curto prazo, mas este horizonte precisa de estratégias com objetivo de futuro relevantes, propósito e planejamento reverso, ou acabará em um grande vazio de caminhos que não levam para lugar algum.

Publicidade

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE JAQUELINE WEIGEL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta