ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Suicídio pode ter relação com golpe

ads3

Conforme a polícia, existem registros de que mais pessoas foram lesadas. Em um dos casos, homem chegou a perder R$ 12 mil

ads4

Uma tentativa de estelionato pode ter motivado o suicídio de um homem de 41 anos no interior de Estrela Velha, na região Centro-Serra. Conforme o que a Polícia Civil do município apurou até o momento, ele teria caído em um golpe e sido ameaçado por farsantes.

A titular das Delegacias de Polícia de Arroio do Tigre  e Sobradinho, Graciela Lourdes Foresti, que investiga o caso, explica que esse golpe é feito através de perfis falsos nas redes sociais e tem como vítimas homens entre 40 e 60 anos. “Existe um perfil falso de uma moça. Através desse usuário, os golpistas adicionam homens, enviam convites de amizade e, após estabelecer esse vínculo, começam a trocar mensagens. Depois de um tempo de conversa, em alguns dias o perfil envia fotos de nudez e solicita outras fotos, para que eles a enviem também”, descreveu.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Golpe do cartão de crédito faz pelo menos 20 vítimas em Santa Cruz

Em alguns casos, os estelionatários identificam-se como policiais e pedem que a vítima vá à delegacia para responder sobre possíveis crimes. Graciela atribui a “pressão psicológica” sofrida pelo homem de Estrela Velha como o provável fator que o levou a tirar sua própria vida.

Em depoimento à polícia, a esposa afirmou que o marido chegou em casa dizendo que não seria preso. O homem contou o que teria acontecido, e ela procurou argumentar e mostrar que ele havia caído em um golpe. Porém, devido a todo o transtorno e pressão que recebeu por parte dos farsantes, decidiu sair de casa. Como ele não voltava, foram verificar e descobriram que a vítima havia se enforcado nos fundos da propriedade. “Provavelmente, acreditou que se não pagasse o que fora exigido, haveria algum tipo de reprimenda policial ou judicial”, observou a delegada.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil investiga golpe que envolve aluguel de imóveis em Santa Cruz

Mais vítimas na região
O caso de Estrela Velha reforçou o debate sobre cuidados com perfis nas redes sociais. Conforme a delegada Graciela Foresti, mais golpes como esse já foram registrados na região do Vale do Rio Pardo. “Tivemos mais casos assim. Em um deles, uma vítima pagou R$ 12 mil. Muitos homens são casados e tentam dissimular durante o registro policial, pelo fato de terem enviado fotos nus, para não se indisporem com a família, principalmente a esposa. Isso dificulta o trabalho da investigação.”

ads8 Advertising

Publicidade

A orientação da Polícia Civil é para que as pessoas não adicionem estranhos ou pessoas desconhecidas em suas redes sociais. “Essa menina sequer existe, é um perfil falso. Essas fotos nem se sabe ainda ao certo de quem são, se foram extraídas da internet ou criadas pelos golpistas.” Por fim, a delegada reforçou que quem for vítima de um golpe deve procurar a polícia.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura alerta para tentativa de golpe usando o nome da Secretaria de Saúde

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta