Categories: Esportes

Suspensão de Joseph Blatter pode adiar eleição para presidente da Fifa

O homem mais importante do futebol mundial não pode agir ou falar em nome da entidade que preside. A situação dá uma ideia da profundidade do poço em que a Fifa se enfiou nos últimos meses. Mas a suspensão determinada pelo Comitê de Ética pode se transformar em prolongamento do mandato de Joseph Blatter.

Segundo especula Michel D’Hooghe, membro do Comitê Executivo da Fifa, a eleição marcada para fevereiro de 2016 pode ser adiada frente à crise institucional vivida pela entidade. “Sou um dos membros que pedem por um encontro emergencial do Comitê”, afirma, sem descartar que na ata desta reunião pode estar a definição de uma nova data.

“Por enquanto não há informações sobre isto, mas a esta altura pode ser discutido em reunião”, pondera D’Hooghe. Uma possível data para o encontro do Comitê Executivo é o próximo dia 20.

Publicidade

Blatter, que prometeu “dar um passo atrás” e deixar a Fifa após 17 anos, está suspenso por três meses pelo Comitê de Ética da entidade máxima do futebol. Outros dois suspensos são Michel Platini, presidente da Uefa e Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa. O trio de maior poder no futebol está sob suspeita de desvio de dinheiro.

Todos negam as acusações, mas já sofrem o desgaste criado pela investigação nas contas da Fifa. Os 90 dias não representam uma suspensão, mas o tempo determinado ao Comitê de Ética para apurar as suspeitas. Platini seria candidato na eleição de fevereiro e está impedido de “fazer campanha” até semanas antes do pleito. Outro candidato seria o sul-coreano Chung Mong-Joon, banido por seis anos por supostas ilegalidades nas escolhas das sedes das Copas de 2018 e 2022.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.