Com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas dos municípios da sua área de concessão, a RGE Sul, por meio do projeto Educar para Transformar, realiza nesta terça-feira, 20, em Santa Cruz do Sul, um seminário regional destinado a professores de 21 municípios da região. As atividades acontecem na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás – Rua Carlos Trein Filho, 961 – a partir das 8 horas.
O projeto itinerante visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso, aposta na educação, com a abordagem multidisciplinar dos temas energia, água, resíduos e mobilidade, e suas aplicações no dia a dia. Em seu terceiro ciclo, o Educar para Transformar percorrerá os 118 municípios da área de abrangência da RGE Sul, promovendo, até setembro deste ano, 300 ações educativas gratuitas que se dividem em Seminários e Ações.
Os seminários regionais são capacitações específicas para os educadores e têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis”. Contemplam em sua programação oficinas, workshops, apresentação do espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas” e uma rodada de palestras cujos ministrantes têm em seu repertório a experimentação nas áreas de educação e meio ambiente. São eles o Doutor em Ecologia, Genebaldo Freire Dias, o antropólogo e psicólogo, Roberto Crema, e o Doutor em Economia e Ciências Sociais, Luís Felipe Nascimento.
Publicidade
Na ocasião, os educadores de Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Candelária, Estrela Velha, Gramado Xavier, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Novo Cabrais, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol e Vera Cruz receberão os materiais pedagógicos do projeto – Revista do Professor, Revistas dos Alunos e CD – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino.
Além do seminário regional, o projeto percorre os municípios com atividades destinadas aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. Apresentadas de forma lúdica, integram as ações um grande círculo para a encenação do espetáculo teatral, além de brincadeiras e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente da água e mobilidade.
Ações em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Estudantes de Santa Cruz do Sul participarão do projeto na segunda e na quarta-feira (19 e 21). Na segunda, as atividades serão realizadas para os alunos da rede estadual, na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, em dois turnos, com início às 9 horas e às 13h30. Já na quarta-feira, o projeto será apresentado aos estudantes da rede municipal na Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, nos mesmos horários. Ainda na semana, o município de Candelária receberá as atividades na quinta e na sexta-feira (22 e 23). As demais cidades da região participarão do Educar para Transformar nas semanas seguintes.
Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, o projeto é realizado em parceria com as prefeituras – por meio das Secretarias Municipais de Educação – e Coordenadorias Regionais de Educação. A iniciativa percorreu 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 204 mil pessoas.
Serviço:
Publicidade
O quê: Seminário Regional Educar para Transformar
Quando: terça-feira, 20 de junho
Horário: a partir das 8h
Onde: Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás – Rua Carlos Trein Filho, 961
This website uses cookies.