Crescimento sustentável é tema principal de encontro do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa | Foto: Ademir Kretzmann Jr.
A importância da sustentabilidade para o desenvolvimento está no centro das atenções nesta segunda-feira, 8, nas regiões do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari. Isso porque acontece ao longo da manhã em Lajeado, no auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari (Univates), o 8º seminário no interior do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa.
O evento, que segue com programação até as 12h30, visa debater diferentes aspectos da sustentabilidade com as comunidades de ambas regiões. Após a abertura oficial, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pepe Vargas (PT), apresentou o lema de sua gestão à frente do parlamento gaúcho: “Pacto RS 25 – O crescimento sustentável é agora”. Em seguida, foi apresentada ao público a Plataforma Digital de Participação Popular Pacto RS 25.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz inicia semana com chuva, mas sol volta a predominar nos próximos dias
Publicidade
Em coletiva de imprensa, o deputado destacou a rápida recuperação da economia gaúcha após os eventos climáticos extremos de 2024. “Se a gente fosse pensar em maio, junho do ano passado, a gente estava discutindo quantos anos o Rio Grande do Sul ia demorar para se recuperar. Já no final de 2025, nós estamos com um índice de crescimento superior ao anterior às enchentes”, comentou, relembrando os investimentos, tanto públicos quanto privados, feitos para auxiliar na reconstrução. No entanto, também alertou que ainda falta a recuperação de estruturas como estradas, escolas e unidades de saúde.
Já sobre ações voltadas à sustentabilidade, o que também representa maior resiliência frente a eventos climáticos como enchentes e estiagens, Pepe Vargas destacou a necessidade de transição no manejo do solo. “As regiões, principalmente produtoras de grãos, estão com solos muito compactados. Isso significa que, quando chove, a enxurrada vai muito rapidamente para os rios e aumenta o fenômeno da enchente. E essa água não é absorvida pelo solo de forma adequada”, alerta o presidente da Assembleia Legislativa, acrescentando que há estudos que reforçam a importância desse tipo de iniciativa, adotando ações como a diversificação e rotação de culturas.
A programação segue com dois painéis. O primeiro, Transição ecológica e um novo pacto produtivo, tem a participação dos professores Dr. Odorico Konrad, da Univates, e Dr. Marcus Erwin Brose, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em seguida, o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccini, e o presidente do Sindicato dos Comerciários de Lajeado, Marco Daniel Rockenbach, discorrem sobre Crescimento sustentável e a reinvenção do trabalho.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Obras de Regina Simonis são doadas à Ufrgs, que abriga a mais antiga coleção pública de arte do Estado
O seminário do Fórum Democrático segue até as 12h30 e possui transmissão ao vivo pela TV AL, pelo YouTube e pelo site da Assembleia Legislativa.
Ainda dentro da programação do 8º seminário no interior do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa, acontece a plenária com discussão das demandas da Região Funcional 2 dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). O debate, que possui participação da plateia, abrange os Coredes Vale do Rio Pardo, que representa 23 municípios, e Vale do Taquari, com 36 municípios.
Publicidade
Para o presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, a plenária é um momento “muito único e importante”. “Nós vamos ter uma oportunidade de trazer para cá iniciativas bem importantes, principalmente nessa retomada do pós-enchente, como também teremos um ambiente onde possam ser levantadas novas propostas, novas alternativas. Então, nós viemos com a melhor das expectativas”, pontua.
Colaborou Adriano Júnior
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.