Classificados participam da Expoagro Afubra em março de 2026. Competição também enfatiza a agricultura familiar | Foto: Luciana Jost Radtke/Divulgação/GS
O Parque da Expoagro Afubra recebeu na sexta-feira, 14, a etapa municipal do Campeonato de Robótica Verde é Vida, com 25 equipes de escolas municipais e particulares. Os participantes foram divididos nas categorias Iniciante e Avançado. Os mais bem colocados garantiram vaga para a competição que ocorrerá durante a Expoagro Afubra 2026.
Além do tapete de missões, três modalidades passam a integrar o campeonato: a Batalha de Robôs em duas versões (no Octógono, com o objetivo de estourar os balões dos adversários, e no Tatame de Batalhas, com o objetivo de tirar o robô adversário para fora do tatame) e a Pesquisa Científica, onde as equipes apresentam seus trabalhos – desenvolvidos pelo método científico – em robótica.
LEIA TAMBÉM: Tecnounisc promove Demoday com apresentações e debates de startups na próxima terça
Publicidade
Na abertura, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher, agradeceu ao SindiTabaco por acreditar na robótica e ser o patrocinador da atividade. Aos professores e alunos, afirmou que a Afubra acredita que o tema da robótica e da tecnologia é importante. Por isso, integra as diversas atividades já realizadas pelo Verde é Vida.
O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing, lembrou que a inteligência artificial já é uma realidade. “Hoje temos que nos aliar às novas tecnologias. O projeto da robótica incentiva as escolas, por meio das novas tecnologias, a buscar soluções. Precisamos de inovação e tecnologia para os produtores que enfrentam desafios com as questões climáticas e a sustentabilidade produtiva.”
LEIA TAMBÉM: Faculdade Dom Alberto sedia LB&E Summit na próxima terça; confira programação
Publicidade
A secretária de Educação de Santa Cruz do Sul, professora Jane Sabin, enfatizou a importância da parceria com o Verde é Vida em diversas atividades. “É importante olharmos para as escolas do interior e proporcionar que os jovens continuem no campo. Trabalhar a robótica é fundamental para incentivar o pensamento tecnológico e a inovação.”
Para as batalhas, o corpo de jurados foi formado por integrantes dos cursos de Ciência da Computação e de engenharias Mecânica, de Controle e Automação, Elétrica, de Produção e Civil, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Para a Pesquisa Científica, os jurados foram do Instituto Crescer Legal e da Afubra.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.