ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Táxi aéreo

ads3

ads4

Em março de 1948, o empresário Jorge Hoelzel reuniu um grupo de investidores para discutir a criação de uma empresa de táxi aéreo, para atender Santa Cruz do Sul e região. Seria uma forma de preencher a lacuna deixada pela Varig que, em 1941, acabou com a linha regular entre o município e Porto Alegre.

Em 4 de junho, com festa no “campo da aviação” (onde hoje é a Metalúrgica Mor), foi inaugurada a Táxi Aéreo Santa Cruz. Era constituída por acionistas e comandada por Hoelzel e Orlando Baumhardt.

ads6 Advertising

Publicidade

A Táxi Aéreo Santa Cruz realizava voos para Porto Alegre todas as terças-feiras, saindo às 8 horas e regressando às 17 horas. Fazia viagens extras quando necessário e sobrevoos (passeios) pela região.

Em 19 de outubro de 1948, o jovem jornalista da Gazeta, Mário Assmann, viajou a convite do piloto Ernesto Binz. Na reportagem, relatou que estava tão admirado olhando a paisagem que só se deu conta que já se encontrava em Porto Alegre quando o piloto anunciou o pouso no Aeródromo São João (hoje Aeroporto Salgado Filho).

ads7 Advertising

Publicidade

No início de dezembro de 1948, a empresa publicou a relação das pessoas que voaram no mês anterior, a negócios ou em passeios sobre a região. Dos 62 passageiros, oito eram senhoras: Helvetia Loewenhaupt, Romilda Hennig, Maria A. Spode, Esther Hennig, Elly Karl, Wanda Simon, Lucy A. Hildebrand e Selma Tankersley. 

PESQUISA: Arquivo da Gazeta

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta