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GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Telefonia lidera as reclamações no Procon

As empresas de telefonia móvel foram os principais alvos de reclamações de quem procurou o Procon de Santa Cruz do Sul no ano passado. Logo atrás estiveram os serviços de telefonia fixa, TV por assinatura, internet, água e energia elétrica. Enquadradas na categoria dos chamados serviços essenciais, essas companhias motivaram 52% das queixas efetivamente registradas pelo órgão no Município, dentre as quais destacaram-se aquelas contra as operadoras de celular. 

Foram 474 reclamações: 256 registradas fisicamente, 156 via registro no site da Defesa do Consumidor e 62 por notificação extrajudicial pelos Correios. Da demanda total, 77% dos casos foram solucionados sem que fosse preciso acionar vias judiciais, já que até o ano passado, o então Escritório de Defesa do Consumidor (Edecon) não tinha poder para abrir processos administrativos.

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Conforme o coordenador do Procon, Marcelo Portela Estula, o processo é sempre o último meio a ser acionado, mas a possibilidade de recorrer a esse recurso deve garantir maior efetividade na solução das reclamações protocoladas pelos consumidores.

Com relação a 2015, quando as queixas registradas pelos santa-cruzenses chegaram a 70, os números registrados em 2016 foram baixos. De acordo com Estula, no entanto, as reclamações não caíram, já que muitos cidadãos acionaram o Procon diretamente pelo site, sem passar pela sede municipal do órgão. “Quando o reclamante vem até aqui, nós orientamos que ele procure o site. Como muitos têm condições de fazer isso sozinhos em casa, não passa pela nossa mediação”, explicou. “Existe um  interesse grande das empresas em resolver os casos pelo site, que conta com um ranking avaliando essa atuação das companhias”, frisou o coordenador. Totalizando todos os casos, Estula acredita que a média foi parecida com a do ano anterior.

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Desde o dia 15 de março, o Procon de Santa Cruz está atendendo em uma nova estrutura, localizada no pavilhão central do Parque da Oktoberfest. O órgão foi criado em outubro do ano passado para substituir o Escritório de Defesa do Consumidor (Edecon) do município, que funcionava na Rua Coronel Oscar Jost, em frente ao Ginásio Poliesportivo.

Cinco pessoas trabalham atualmente no escritório, que tem duas salas informatizadas para atender o público e um espaço para sala de espera. Conforme o coordenador do Procon, Marcelo Portela Estula, a nova sede está aprovada. “Melhorou o ambiente e a estrutura e também o acesso para as pessoas, já que tem um bom estacionamento e é um local mais visado e conhecido do público. O próprio espaço para espera, fora da sala de atendimento – o que não tínhamos no antigo escritório –, está trazendo mais privacidade para os usuários”, ressaltou.

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