ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

“Temos que estar preparados para o pior”, diz infectologista

ads3

O uso de máscaras é indicado apenas para quem apresenta sintomas | Foto: Roberto Parizotti

ads4

Apesar do aumento no número de casos suspeitos, a situação do coronavírus em Santa Cruz do Sul ainda é “confortável”, já que não há confirmações da doença até o momento. Essa é a avaliação do infectologista Marcelo Carneiro, para quem as medidas que foram adotadas nos últimos dias, que incluem a suspensão de aulas em praticamente todas as instituições de ensino do município, servem como preparação para o pico do surto, que deve ocorrer no mês que vem. “Temos que estar preparados para o pior”, disse.

Conforme Carneiro, tudo indica que abril será o período mais crítico da pandemia, inclusive em função da queda nas temperaturas. “O coronavírus vai se disseminar. Ele vai ficar sustentado – ou seja, pessoas que não viajaram para o exterior vão transmitir para outras que também não viajaram –, e o período para isso acontecer será nos próximos meses.”

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Brasil tem a primeira morte por coronavírus; outros quatro casos são investigados

Embora não recrimine nenhuma das medidas anunciadas até agora, Carneiro admite considerar “bem precoce” a suspensão das aulas, já que crianças são menos afetadas pelo vírus e não há casos confirmados em âmbito local. Para ele, trata-se de uma conduta que possui um caráter mais “sociopolítico” do que propriamente médico. “Do ponto vista epidemiológico, talvez o momento não fosse bem esse. Não temos casos confirmados em Santa Cruz e muitos exames que foram feitos no Estado deram negativo. O que está acontecendo em São Paulo ou na Itália é diferente”, alertou. Como o surto ainda deve evoluir, é possível que as atividades nas escolas tenham que permanecer suspensas por mais tempo do que o previsto. Ainda segundo ele, não é recomendável que municípios menores reproduzam medidas como essa.

Carneiro: abril será o período crítico
ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta