Temporal provocou danos em Santa Cruz e na região; veja balanço
Árvores foram arrancadas do solo nas proximidades da Emef Duque de Caxias
Os temporais registrados na tarde dessa segunda-feira, 15, em grande parte do Rio Grande do Sul trouxeram transtornos em diversos municípios. No Vale do Rio Pardo não foi diferente. Em Santa Cruz do Sul, a chuva começou por volta das 14h15, após fortes rajadas de vento. A precipitação durou cerca de uma hora e meia e não passou de 12 milímetros, mas foi o suficiente para provocar danos, como a queda do telhado da capela mortuária do Bairro Santa Vitória.
Além disso, Santa Cruz registrou outros estragos. Segundo o diretor da Defesa Civil, César Eduardo Bonfanti, dez casas foram destelhadas e quatro árvores caíram nos bairros Bom Jesus, Bonfim, Senai e Monte Verde, além do Loteamento Mãe de Deus e do distrito de Rio Pardinho. Uma parada de ônibus nas margens da BR-471, no Distrito Industrial, foi arrancada. Não houve registro de pessoas feridas.
Reinaugurada no dia 13 de outubro, capela no Bairro Santa Vitória teve o telhado arrancado pelas rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira | Foto: Rodrigo Assmann
Passado o temporal, os próximos dias têm tendência de melhora. O calor intenso e a sensação de abafamento do fim de semana contribuíram para a ocorrência do temporal com chuva forte e vendaval na tarde de segunda-feira no Rio Grande do Sul. Conforme informações da MetSul Meteorologia, o tempo deve ser de sol e poucas nuvens entre esta terça, 16, e domingo, 21. A chuva está prevista para retornar no próximo dia 22, com novos temporais. As temperaturas irão variar entre 16 e 33 graus nos próximos dias.
Os estragos pela região
CANDELÁRIA – Os Bombeiros Voluntários de Candelária registraram quatro destelhamentos de casas – três na localidade de Vila Passa Sete e um na área urbana. Houve entrega de lonas.
VENÂNCIO AIRES – Houve quedas de fios de energia e de árvores e destelhamento parcial de uma casa no Bairro Brígida.
RIO PARDO – Uma árvore de grande porte caiu sobre um automóvel Gol no Bairro Jardim Boa Vista, causando danos materiais. Houve o destelhamento da Emef Antônio Olinto Meurer, no Bairro Pinheiros, e de algumas residências da área urbana. A queda de fios deixou vários bairros sem energia elétrica.
VERA CRUZ – O Corpo de Bombeiros registrou destelhamentos em casas no Centro e nos bairros São Francisco e Boa Vista, além da queda de uma árvore sobre uma residência. Quedas de postes, resultando na obstrução de vias, foram registradas pela Defesa Civil. Pontos ficaram sem energia.
PANTANO GRANDE – A Polícia Rodoviária Federal confirmou a queda de árvores na BR-290, entre Pantano Grande e Cachoeira do Sul. Os galhos foram retirados e os locais, sinalizados.
VALE DO SOL, HERVEIRAS E GRAMADO XAVIER – Os três municípios ficaram sem energia elétrica. Houve a queda de um poste em Boa Esperança, no interior de Vale do Sol. Uma árvore também caiu sobre fios da rede elétrica em Linha Plums.
BOQUEIRÃO DO LEÃO – O vendaval destelhou duas casas, houve queda de árvores que obstruíram estradas e foi registrada falta de energia parcial no município.
ENCRUZILHADA DO SUL – A Defesa Civil informou que algumas residências foram destelhadas. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento.
MATO LEITÃO – Três casas foram parcialmente destelhadas e houve falta de energia elétrica no município.
LAGOÃO – Galpões foram destelhados no interior do município, segundo a Defesa Civil.
PASSA SETE – A Defesa Civil informou danos em telhados de galpões e de escolas no município.
SOBRADINHO – Duas residências registraram danos em telhados.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPPCLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA?CLIQUE AQUIE FAÇA AGORA!
Publicidade
Guilherme Andriolo
Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.