ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Tendências, um aviso para a mudança

Tendências traduzem possibilidades frente a sinais de mudança manifestados ou em andamento. São sinais que anunciam mudanças claras de comportamento social, que trazem impactos diversos e exigem novas respostas de diversos setores.

Quem ainda paga contas com cheque ou perde horas na fila do banco para quitar um boleto? Usa relógio para saber a hora, guarda dinheiro vivo em casa ou liga para a agência reservar passagem aérea? Cringe é um adjetivo moderno usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo.

ads6 Advertising

Publicidade

Futuristas não apreciam tendências porque elas anunciam mudanças que já estão em andamento, e que chamamos de futuro provável, já anunciado.

Na academia de futuros, recomendamos que pessoas e empresas não tomem decisões importantes com base em tendências, porque elas podem trazer uma visão muito particular ou colonizadora, e porque podem ter uma base frágil de sinais que, ao longo do tempo, podem se mostrar fracos e irrelevantes.

ads7 Advertising

Publicidade

Na próxima década, o poder econômico muda de endereço e de mãos, estará com a sociedade em pequenos aglomerados e nos mercados emergentes A tecnologia, em avanço exponencial, facilita a vida do consumidor e exige das empresas reinvenção imediata. As novas causas sociais, que vieram para ficar, trazem pautas de inclusão e diversidade inegociáveis. A longevidade é uma realidade, e os cuidados com a higiene das últimas décadas contribuíram para o aumento da idade média de vida dos humanos no planeta. As mudanças climáticas estão no topo da agenda global, e já não temos mais tempo de reverter algumas coisas, o que coloca a vida humana no planeta em risco.

Até 2025, 50% das empresas investirão pesado em proteção de dados, para proteger privacidade. Assim como 40% das empresas oferecerão experiências virtuais e físicas para clientes e funcionários.

ads8 Advertising

Publicidade

Como isso afeta sua vida e seu negócio?

Estar atento às mudanças é a chave para antecipar-se e elas e liderar o mercado na próxima década. Tenha seu próprio radar, escolha múltiplas fontes. Fique atento e descubra, antes do seu cliente, o que ele pode precisar na etapa seguinte. O novo mercado é para quem se antecipa, não para quem responde com o mínimo ou o que agora é básico.

LEIA MAIS COLUNAS DE JAQUELINE WEIGEL

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta