ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Tênis vem da Alemanha (II)

Na coluna anterior, lembramos do início do tênis em Santa Cruz, em 1907, trazido pelo médico alemão Heinz von Ortenberg. Em 1910, junto com amigos, ele fundou o Tennis Club Waldmeister, com 20 sócios. 

Os jogos ocorriam em uma quadra de grama, na chácara de Gaspar Bartholomay (primeiro presidente do clube), na rua Marechal Floriano, onde é o ginásio do Corinthians. O esporte despertou interesse e, já no final de 1910, foi preciso instalar mais uma quadra. 

Foto: Reprodução
Tênis em 1910: aparecem Gaspar Bartholomay, Carlos Schreiner, Lilly Schreiner, Pedro Simões Pires, Frida Freudenfeld, Julius Bartholomay, Rudolfo Binz, Rudolfo Freudenfeld e Adelina Barth. Jogos eram na Chácara Bartholomay, no Centro
ads6 Advertising

Publicidade

Quando ele retornou, em 1919, o esporte foi retomado. A entidade trocou seu nome para Tênis Clube Santa Cruz, e os atletas começaram a participar de competições em outras cidades. Em 1924, Adelina Heuser sagrou-se campeã estadual; em 1926, as quadras de grama da chácara receberam uma camada de cimento.

Outro momento importante ocorreu em 1928, quando a Mercur começou a fabricar raquetes e bolinhas em Santa Cruz, tornando o esporte mais acessível. Para dar mais impulso, em 1932 Bruno Schütz tornou-se campeão estadual de tênis, título que manteve por 13 anos.

ads7 Advertising

Publicidade

Pesquisa: Livro do centenário do Tênis Clube

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta