O mês de agosto deste ano é considerado o mais quente já registrado. A informação foi divulgada nessa sexta-feira pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). A instituição faz o monitoramento das temperaturas globais há 174 anos e identificou o calor excessivo tanto no Hemisfério Norte, que enfrenta o verão nesta época do ano, quanto no Hemisfério Sul, que passa pelo inverno. A primavera no Brasil começa neste sábado, 23.
LEIA TAMBÉM: Temporal transforma o dia em noite em Santa Cruz
Segundo os cientistas dos Centros Estadunidenses de Informação Ambiental da NOAA, a média global da superfície terrestre e oceânica ficou 1,25 grau acima da média do século 20, de 15,6 graus. “O mês passado não foi apenas o agosto mais quente já registrado, mas também o 45º agosto consecutivo do mundo e o 534º mês consecutivo com temperaturas acima da média do século 20”, aponta a cientista-chefe da NOAA, Sarah Kapnick.
Publicidade
Segundo os pesquisadores, quatro continentes – África, Ásia, América do Norte e América do Sul – e a região ártica tiveram o período de maior calor em 174 anos. Já na Europa e na Oceania, este foi o segundo mês de agosto mais quente registrado da série histórica.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.