Cultura e Lazer

Terror com toques de comédia e suspense: “Socorro!” está em cartaz nas telonas

Linda Liddle (Rachel McAdams) trabalha há sete anos na mesma empresa de consultoria. Apesar de ser desajeitada e da dificuldade em socializar no ambiente profissional, é uma funcionária exemplar – embora colegas se aproveitem de sua simpatia para roubar os trabalhos dela e apresentarem como se fossem deles. Fora do trabalho, é fã de reality shows de sobrevivência, inclusive se candidatando para um.

Pelo seu empenho, o patrão prometeu a ela o cargo de vice-presidente. No entanto, a tão aguardada promoção não chega: após o falecimento do chefe, seu filho, Bradley (Dylan O’Brien), assume a empresa e tem outros planos.

LEIA TAMBÉM: Fenômeno cultural, “Pecadores” segue no embalo da lista do Oscar

Publicidade

O desprezo pela aparência e jeito de Linda, faz com que ele não realize o pedido do pai. No lugar da funcionária competente, o novo diretor decide colocar seu companheiro de golfe. Linda se posiciona, mas Bradley critica sua postura e aparência. Mesmo assim, promete lhe dar uma chance em uma viagem de negócios para Bangkok. 

No trajeto, o avião dá uma pane e a funcionária e o patrão são os únicos a sobreviver. É a oportunidade para Linda testar as habilidades de sobrevivência que adquiriu pela televisão. Já Bradley está com um ferimento na perna, que o deixa imobilizado. Isso não o impede de continuar a mandar e destratar a única companhia. Contudo, os papéis se inverteram na ilha. Agora no comando, Linda fará o seu supervisor sentir na pele o que ela passou no escritório.

LEIA TAMBÉM: Com quatro indicações para “O Agente Secreto”, Brasil faz história no Oscar 2026

Publicidade

Essa é a premissa principal de Socorro!, um terror com toques de comédia e suspense em cartaz no Cine Santa Cruz. O longa-metragem marca o retorno do diretor Sam Raimi para o gênero, após 15 anos.
O criador da franquia A Morte do Demônio traz de volta o seu estilo único de “terrir”, unindo muito sangue e cenas nojentas com um humor corporal fortemente inspirado em Os Três Patetas.

Há sempre uma expectativa de como ele vai “torturar” o elenco dos seus filmes, seja com muita gosma ou momentos de dor e humilhação – desde Bruce Campbell quebrando pratos na sua cabeça a Tobey Maguire apanhando de diferentes maneiras em Homem-Aranha.

LEIA TAMBÉM: Entenda como as leis de incentivo à cultura movimentam a economia

Publicidade

E os alvos da vez são Rachel McAdams e Dylan O’Brien. Os perigos da ilha paradisíaca na qual os náufragos se encontram são muito bem explorados pelo diretor, submetendo os personagens aos momentos mais insanos que se pode imaginar. Na falta de comida, Bradley, que tem nojo de certos alimentos, é obrigado a comer um inseto diante do desespero. Já Linda decide caçar um javali selvagem e é banhada em sangue.

Mais do que isso, Raimi demonstra a habilidade em dirigir os atores, sobretudo a dupla principal. Não falta talento em Rachel e Dylan, que conseguem fugir do estereótipo dos dois personagens e trazem personalidade a ambos. E o roteiro permite que os personagens se desenvolvam ao longo da trama, facilitando a imersão do espectador na jornada dos sobreviventes.

Reviravoltas

Pela história estar confinada em uma ilha deserta por boa parte do tempo, Socorro! poderia facilmente tornar-se repetitivo. Contudo, no decorrer de quase duas horas, não faltam reviravoltas para manter o espectador atento à tela. Há momentos em que os personagens unem forças, riem, desabafam e expõem seus passados para que, logo em seguida, ocorram traições.

Publicidade

Entretanto, tal escolha narrativa acaba se repetindo demasiadamente no terceiro ato, correndo o perigo de tornar-se desinteressante. O que é salvo pelo final satisfatório. Apesar disso, Socorro! é um filme recompensador pela maneira como explora as relações tóxicas e os conflitos no trabalho. Raimi está de volta para fazer a gente rir e gritar no cinema.

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.