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Teste de coloração pessoal: cores para se redescobrir

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Israã Hamid atua com visagismo e consultoria de imagem em Santa Cruz do Sul

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É muito mais que uma análise para saber quais cores têm a ver com determinada cor de pele. O trabalho de consultoria de imagem tem o intuito de dar luz a coisas que muitas vezes estão esquecidas em no interior de cada um. Como na música Redescobrir, de Gonzaguinha, interpretada por Elis Regina, é preciso entender que “tudo é nosso, sempre esteve em nós”, basta se redescobrir.

Muitas vezes procuradas para que auxiliem na retomada da autoestima ou para que ajudem a mulher a se vestir com o que mais a valoriza, as consultoras de imagem vêm ganhando espaço em um mundo onde, cada vez mais, há exposição. Uma dessas profissionais é a farmacêutica esteta Israã Hamid, que atua há quatro anos com visagismo e consultoria de imagem em Santa Cruz do Sul. 

Consultoria de imagem

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Já é antigo o estudo das cores e de como elas influenciam a ideia sobre a imagem. Em 1810, quando Goethe publicou o livro Teoria das cores, a área passou a receber mais atenção. No texto, ele defende que as sensações que as cores despertam são lapidadas pela percepção das pessoas, pela visão, fazendo com que mude a forma como o cérebro as processa.

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O teste começa pelos tecidos dourado e prateado. A mulher precisa estar sem maquiagem e a luz deve ser natural. Além disso, se o cabelo tem algum tipo de tintura ou mechas, ele é coberto durante o teste.

Só posso usar cores da minha paleta?

Não é necessário privar-se de utilizar as cores que ficaram fora da paleta ou do círculo cromático. A consultora de imagem observa que a cliente pode começar usando, como base, as cores que combinam mais com o tom de pele dela, para que fique mais harmônica, o que não significa a falta de possibilidades para se vestir. “Atualmente, não dá para seguir tantas regras, tudo muda muito. Mas a paleta de cores é uma base para começar a usar o que mais combina com a pessoa”.

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Conhecer a personalidade

O trabalho da consultoria pode se estender por mais de cinco sessões. Isso ocorre porque não é tão simples conhecer a personalidade de uma pessoa e isso impacta diretamente a imagem que ela passa ou quer passar para os outros. Israã conta que, na maioria, são mulheres que a procuram. Os motivos são variados: baixa autoestima, insegurança, indecisão, desejo de mudar, não querer mais ser refém da moda, e também se adequar a um determinado ambiente, como o local de trabalho.

Ela destaca que o ser humano carrega uma informação sobre a personalidade e o estilo na coloração pessoal e natural. “Eu nunca faço uma consultoria só com o teste de cores. Tenho que conhecer a pessoa, conversar, ver do que ela gosta, se é tímida. E se ela não gosta de determinada cor, é preciso saber se ela realmente não gosta ou tem medo de usá-la”.

A consultoria de imagem conta com várias etapas e, durante essas conversas com as clientes, Israã relata que poucas vezes a mulher sabe definir qual é o estilo dela. “Meu trabalho é fazer as pessoas encontrarem a si mesmas, porque a moda muda, mas o estilo não”.

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