Foto: Expedito Engling
Em entrevista ao programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta FM 107,9, o secretário de Segurança e Trânsito de Santa Cruz do Sul, Reginaldo Martins Brito de Campos, fez um balanço dos principais desafios e ações desenvolvidas ao longo de 2025. Segundo ele, o ano foi marcado por ajustes administrativos e pela necessidade de adequação a um orçamento deficitário. “Foi um ano de adaptações porque o novo governo teve que se adaptar ao orçamento que estava ali”, afirmou ao destacar a redução de mais de 50% nos gastos com prédios públicos para garantir o equilíbrio financeiro ao fim do período.
Ao tratar das ações da Guarda Municipal, o secretário ressaltou o volume de atendimentos realizados ao longo de 2025. Conforme Reginaldo, foram registrados cerca de 20.411 despachos até o início de dezembro, envolvendo rondas em praças, patrulhamento em escolas e unidades de saúde, atendimentos de trânsito, acionamento de botões de pânico, cumprimento de mandados judiciais e operações integradas com outros órgãos. “Conseguimos ampliar o trabalho, mesmo com um número reduzido de guardas, e isso é muito importante para trazer uma melhor sensação de segurança à população”, frisou.
LEIA TAMBÉM: “O lixo é a quarta maior despesa da Prefeitura de Santa Cruz”, afirma secretária de Meio Ambiente
Publicidade
Sobre o efetivo, o secretário explicou que não foi possível ampliar o número de agentes em 2025, pois o prazo do concurso acabou vencendo em razão da exigência legal de curso de formação para a Guarda Municipal. Atualmente, Santa Cruz do Sul conta com cerca de 100 guardas e, conforme o titular da pasta de Segurança e Trânsito, esse número está abaixo do necessário. “Por estudos, inclusive levantamentos do Ministério da Justiça, Santa Cruz do Sul hoje poderia comportar em torno de 300. Acreditamos que, hoje, com um efetivo de em torno de 150, 200 agentes consigamos fazer um atendimento constante 24 horas por dia em todo o município”, afirmou.
A área de trânsito foi apontada pelo secretário como uma das maiores preocupações da secretaria. Reginaldo afirmou que o município registrou 15 óbitos no trânsito em 2025, sendo nove envolvendo motociclistas. Também houve mortes relacionadas a atropelamentos com motoristas embriagados, o que motivou a retomada das operações de balada segura após quatro anos. “A nossa maior preocupação é com a vida, é a proteção do cidadão”, enfatizou ao defender a fiscalização constante para coibir excesso de velocidade e desrespeito às normas.
LEIA TAMBÉM: “Foi necessário ser combativa, mas agora é o momento de proposições”, afirma Nicole Weber Covatti
Publicidade
Entre as intervenções viárias, o secretário citou alterações em pontos considerados críticos, como mudanças de fluxo em vias da região central e o gerenciamento de mobilidade após a abertura do viaduto no Arroio Grande. Segundo ele, essas medidas reduziram de forma expressiva o número de acidentes em locais específicos. “Conseguimos reduzir drasticamente no momento em que conseguimos fazer a alteração viária no local”, ressaltou. Ainda, acrescentou que as ações também contribuíram para melhorar a fluidez do tráfego. Da mesma forma, mencionou a instalação de elevadas e quebra-molas em áreas escolares e de grande circulação, mas destacou que a intenção é avançar para soluções mais eficientes, como as lombadas eletrônicas.
O titular da pasta de Segurança e Trânsito informou que a secretaria trabalha na elaboração de um projeto para a instalação de lombadas eletrônicas, com prioridade para áreas escolares e pontos considerados críticos. A expectativa, segundo ele, é que o projeto esteja concluído e entre em processo de licitação no primeiro semestre de 2026. O secretário também destacou ações preventivas desenvolvidas ao longo do ano, como a desobstrução de cerca de 9,5 quilômetros de arroios no município, realizada em conjunto com a Secretaria de Obras e a Defesa Civil, e ressaltou o trabalho “diuturno e incansável” dos guardas municipais na garantia da segurança da população.
*Colaboraram Lucas Malheiros e Márcio Souza
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.