Esportes

TJD-RS deve realizar julgamentos na terça-feira, antes do Gre-Nal decisivo do Gauchão

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) deve realizar julgamentos na terça-feira, 11, antes do Gre-Nal que vai decidir o título gaúcho. A análise das denúncias pode resultar em punições.

LEIA MAIS: “Gre-Nal é um jogo diferente”, analisa Fernando em coletiva

O técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, será julgado pela expulsão contra o Juventude, no segundo jogo da semifinal. Por ter atingido o atacante Ênio com o braço esquerdo durante discussão, o argentino vai responder pelos artigos 258-B (invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar) e 254-A (praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Pelo artigo 258-B, Quinteros pode pegar entre um e três jogos de gancho. Pelo 254-A a pena vai de suspensão de quatro a 12 partidas. O técnico cumprirá suspensão automática no Gre-Nal 445, o primeiro da final do Gauchão. O time gremista será comandado pelo auxiliar Leandro Desábato.

Publicidade

LEIA MAIS: Gre-Nal 445, ida da final do Gauchão, será no próximo sábado, às 17h45

O zagueiro Jemerson também será réu por sua expulsão no primeiro tempo da partida do último sábado. Ele responderá pelo artigo 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente). A suspensão varia entre uma e três partidas.

LEIA MAIS: Tiago Volpi: “Espero que a confiança dos torcedores possa crescer a cada dia”

Publicidade

A Procuradoria ainda denunciou cinco dirigentes da dupla Gre-Nal: Alberto Guerra, Alexandre Rossato e Guto Peixoto (do Grêmio), e José Olavo Bisol e Andrés D’Alessandro (do Inter). Todos foram enquadrados no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “ofender alguém em sua honra por fato relacionado ao desporto” e prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de 15 a 90 dias. Guerra, Rossato, Peixoto, Bisol e D’Alessandro foram denunciados por conta de entrevistas concedidas a órgãos de imprensa em que, no entendimento da Procuradoria, teriam ofendido a honra de árbitros ou de pessoas envolvidas na organização do Gauchão.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.