Regional

Todos que precisavam foram resgatados na região, conclui reunião do gabinete de crise

A reunião realizada em Santa Cruz do Sul pelo gabinete de crise do Governo do Estado no final da tarde desta sexta-feira, 3, chegou a uma conclusão animadora: a princípio, todas as pessoas foram resgatadas. A informação foi revelada durante encontro de lideranças da região na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO-VRP). Quase 2,5 mil pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Durante a conversa, foi levantada a informação de que, em áreas que estão isoladas, as pessoas estão em segurança e monitoradas quanto ao abastecimento de água e alimentos. A reunião também tratou do abastecimento de municípios e comunidades isoladas, o abastecimento de combustível para localidades que estão ficando sem e o abastecimento de hospitais e unidades de saúde. O foco dos resgates é, no momento, em Venâncio Aires e no Vale do Taquari. Os trabalhos contam com o reforço de três helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB).

LEIA TAMBÉM: Ponte sobre o Rio Jacuí na BR-471 será fechada nesta sexta-feira

Publicidade

O encontro concluiu que o Vale do Rio Pardo já chegou à segunda fase da emergência, que é o restabelecimento dos serviços essenciais e ajuda humanitária para os desalojados e desabrigados. Na próxima semana, iniciará o trabalho de levantamento dos abrigos, que verificará questões de infraestrutura e segurança. Também será feita a contagem dos abrigados e verificarão as principais necessidades.

Mobilização dos órgãos

Na reunião, também foi revelado que 150 policiais militares estão trabalhando no combate aos efeitos das cheias na região. Um dos focos é no policiamento ostensivo em Sinimbu, para evitar saques e o chamado “turismo de tragédia”. No momento, apenas moradores e equipes de resgate estão autorizados a entrar no município.

LEIA TAMBÉM: Após atingir recorde histórico, nível do Rio Taquari começa a baixar

Publicidade

Já o Corpo de Bombeiros Militar, atuando com 16 equipes de salvamento, conseguiu, até o momento, resgatar 2.486 pessoas. O pedido é que, para quem ainda precisar de socorro, entre em contato e, se possível, informe o nome da localidade e as coordenadas do Google Maps.

Escolas e hospitais

Outra informação divulgada é relativa ao impacto nas instituições de ensino da região: ao todo, 50 escolas foram danificadas. Quatro delas tiveram danos mais graves, sendo elas a EEEF Nossa Senhora da Esperança e a EEEM Goiás, em Santa Cruz do Sul; a EEEM Biágio Soares Tarantino (Polivalente), em Rio Pardo; e a EEEM Mariante, em Venâncio Aires.

LEIA TAMBÉM: “Cadê o Exército Brasileiro?”, apela prefeito de Venâncio Aires

Publicidade

Já em relação aos hospitais, as instituições de Candelária, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz estão em funcionamento. Já o hospital de Sinimbu teve reposição de insumos e está sendo limpo pelos bombeiros nesta sexta-feira, 3. Os pacientes que necessitam de hemodiálise estão sendo resgatados de helicópteros e trazidos para Santa Cruz.

Rodovias

O acesso a Vera Cruz pela ERS-409 está liberado, por onde também é possível acessar Candelária e Novo Cabrais. No entanto, a reunião também levantou que a região segue sem acessos a Porto Alegre e a Santa Maria, devido a bloqueios na RSC-287, na BR-290 e na BR-386. O acesso entre Santa Cruz do Sul e Lajeado está liberado.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: correnteza sobre a RSC-287 dificulta resgate de desabrigados em Vila Mariante

Publicidade

A RSC-153, em Vale do Sol, está parcialmente obstruída, mas há risco de deslizamento. Um helicóptero deslocará uma equipe da Sacyr para tentar desobstruir o trecho da RSC-287 entre Paraíso do Sul e a entrada de Santa Maria ainda nesta sexta-feira.

Energia

Segundo dados da RGE, 48 mil pessoas seguem sem luz na região. Sobradinho é o município mais afetado. Equipes estão trabalhando na manutenção e reparos, porém ainda com dificuldade de acesso a algumas localidades, o que está sendo providenciado com a ajuda de helicóptero e das forças de segurança.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.