Regional

Torcedor que foi à final do Inter no Japão recebe campeões mundiais em Candelária

Há histórias que somente o futebol é capaz de proporcionar. Na noite de 17 de dezembro de 2006, o Internacional enfrentou o Barcelona pela final do Mundial de Clubes da Fifa. Nas arquibancadas do Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, o empresário santa-cruzense Marcos Soder encontrava-se entre os 67.128 torcedores que assistiram ao gol de Adriano Gabiru, que decretou a vitória colorada por 1 a 0 sobre os espanhóis.

Passadas duas décadas desde a conquista, Soder vivenciou outro momento especial ao receber em sua chácara, na localidade de Vila Fátima, em Candelária, os ex-jogadores Cleiton Eduardo Vicente, o Perdigão, e Carlos Adriano de Souza Vieira, o Adriano Gabiru. O torcedor promoveu uma confraternização na noite do último dia 6. O encontro reuniu diversos colorados da região para celebrar o título mundial.

Soder é um apaixonado pelo Inter e pelo futebol. Natural de Linha Araçá, no interior de Monte Alverne, o empresário estabeleceu-se há mais de 30 anos em Candelária. Além da final no Japão – de onde retornou com a delegação colorada no mesmo avião que fez a conexão entre Tóquio e Paris –, ele assistiu in loco a outros momentos marcantes do clube ao lado dos amigos colorados Valdemar Schwantz, o Maia, e Élvio Rohde.

Publicidade

Eles estiveram duas vezes no Estádio da Bombonera, em Buenos Aires, para confrontos contra o Boca Juniors; no Equador, para assistir a LDU e Inter pela final da Recopa Sul-Americana de 2009; e acompanharam o Mundial de Clubes de 2010, nos Emirados Árabes Unidos. O torcedor também esteve presente nas Copas do Mundo de 2010, na África do Sul, e de 2018, na Rússia.

Soder conta que negociava há dois anos a visita dos ídolos. O evento foi planejado para coincidir com uma data em que os ex-atletas, residentes em Curitiba (PR), estivessem no Rio Grande do Sul. “Foi um sonho realizado. Poucos jogadores brasileiros tiveram a alegria de fazer um gol em um Mundial de Clubes. Receber quem fez o gol do título para o meu time em minha casa é uma bênção”, disse o torcedor.

Em 2025, Soder já havia acolhido o ex-zagueiro Índio, também campeão em 2006. “A vinda do Índio foi um acaso. Ele estava na cidade para outro evento num sábado e, como estava livre no domingo, aceitou o convite”.

Publicidade

Adriano Gabiru e Perdigão destacaram a receptividade. “Estou muito feliz de estar aqui com o pessoal de Candelária. Só temos a agradecer aos colorados por essa bonita festa”, afirmou Gabiru. Perdigão também relatou satisfação. “Agradecemos ao Marcos pela recepção fantástica. Com certeza voltaremos”, frisou o ex-volante, que também passou por 15 de Novembro, de Campo Bom; Athletico Paranaense, Corinthians e Vasco.

Sobre a conquista do Mundial, Perdigão diz que a união do grupo sob o comando de Abel Braga foi o diferencial para o título. “Tínhamos um time unido e fantástico. Sabíamos que qualquer um podia entrar e fazer a diferença. O Gabiru entrou no lugar do Fernandão e fez o gol que nos deixa felizes até hoje”, conta.

Em relação ao atual momento do Internacional, os dois ex-jogadores apontaram que o time está no rumo certo sob o comando do técnico uruguaio Paulo Pezzolano para voltar a obter triunfos importantes. “Neste ano, o time está bem e estamos na torcida para que retome o caminho das vitórias e das conquistas”, afirmou Gabiru. Perdigão pede que os colorados apoiem o clube neste momento de reconstrução. “Esse time pode melhorar e vai crescer novamente. Estaremos sempre apoiando e na torcida pelo Inter”, finalizou.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.