Categories: Esportes

Torcidas de Barcelona e Athletic Bilbao vaiam hino da Espanha

Barcelona e Atthletic Bilbao jogam a final da Copa do Rei neste sábado, 30. Apesar da disputa dentro de campo, fora das quatro linhas as torcidas das duas equipes se uniram para vaiar o hino espanhol. No momento em que os jogadores estavam perfilados no gramado, antes do apito inicial, torcedores de ambas as equipes mostraram seu descontentamento. Estavam presentes no estádio membros da família real espanhola, incluindo o rei Filipe VI. 

As torcidas catalã e basca têm em comum um histórico de oposição à soberania do Rei da Espanha, Felipe VI. Entre outras reivindicações, as regiões sonham com a independência do governo de Madri. Essa não é a primeira vez que o hino nacional da Espanha é vaiado numa partida entre as equipes. Nas finais de 2009 e 2012 da mesma Copa do Rei, cenas semelhantes já haviam sido registradas, quando apitos foram utilizados para abafar o hino -a cena não foi transmitida pela TV. Além das vaias, os cartazes com mensagens políticas são comuns entre as torcidas, com pedidos para que a região se separe da Espanha, seja em mosaicos, bandeiras ou em cantos por independência.

Quase 100 mil pessoas acompanharam a decisão da Copa do Rei. Apesar do empenho dos torcedores do Athletic de Bilbao, que viajaram cerca de 600 quilômetros até Barcelona para apoiar a equipe, o time de Messi, Neymar e Suaréz venceu por 3 a 1 e conquistou o título. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.