Equipe do Rio-grandense fez bonito nas competições e foi vice-campeã de 78. Sílvio Hickmann ainda não tinha idade para atuar | Foto: Arquivo de Ernani Kuester
O leitor Ernani Kuester nos encaminhou foto do time de futebol dente de leite Rio-grandense, do Bairro Várzea, de Santa Cruz do Sul. Nos anos de 1969-1970, ele participou do Torneio Municipal de Equipes Dente de Leite. A coordenação era do comerciante Júlio de Oliveira Vianna (Lolô), um grande incentivador do esporte na cidade.
Ernani lembra que o torneio, que envolvia um grande número de meninos entre 10 e 13 anos, teve muita importância social, pois além de incentivar o esporte, reunia as famílias que iam torcer pelos filhos, netos e afilhados. No primeiro ano, os jogos foram no campo do EC Avenida e, no segundo, no estádio do FC Santa Cruz.
Para fazer bonito nas partidas, a gurizada treinava nos potreiros que ainda existiam nos bairros. Como a maioria não tinha dinheiro para comprar fardamento, o jeito era improvisar. A turma adquiria camisetas brancas, de malha, e tingia. Uns ainda costuravam uma faixa colorida nas camisas.
Publicidade
Outra motivação eram os prêmios e troféus oferecidos pela antiga Xaxá Magazine. Em duas ocasiões, Ernani foi escolhido o “craque da rodada”. Na primeira vez, recebeu uma camisa. Na segunda, trocou a camisa por uma bola de couro do Hoppe. “Foi um prêmio sensacional. Ter uma bola na época virava um privilégio. Era com ela que o time treinava”.
O torneio dente de leite também revelava craques. No Rio-grandense, por exemplo, os irmãos Cleo e Sílvio Hickmann foram destaque no Avenida, no Inter e em clubes do futebol brasileiro.
Os times que participaram do Dente de Leite foram o Rio-grandense, Colégio São Luis, Expresso Marabá, Operário, FC Santa Cruz, EC Avenida e Ginástica. A final em 1978, quando foi tirada a foto maior da coluna, foi entre Rio-grandense e São Luis, que se tornou campeão. Na foto, de pé, da esquerda para a direita, aparecem Vorni (auxiliar técnico), Edenir, Leonel, Eloir, Hamilton, Renato, João Carlos, Walter, Zeno e o técnico Eli Barreto. Agachados: Zé, Cascão, Rudi, Guido Knak, Vanderlei, Ernani, Cleo Hickmann e Paulo Kaercher.
Publicidade
LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY
This website uses cookies.