Regional

Tradição do Bumba Meu Boi lota o centro de Encruzilhada do Sul

Encruzilhada do Sul foi palco de uma das festas mais tradicionais da cidade: o Bumba Meu Boi. O evento reuniu uma multidão no centro, no sábado, 8, promovendo uma noite repleta de folia, cultura e alegria para todas as idades.

A programação teve início às 20 horas com a apresentação do Musical Trio e Cantos, aquecendo o público para a noite festiva. Em seguida, às 21 horas, a Banda Entre Nós animou os presentes com muita música. O grande momento da festa aconteceu às 22 horas, quando o Bumba Meu Boi chegou, sendo recebido com uma apresentação especial em sua homenagem. A expectativa e a alegria das crianças eram visíveis, tornando a celebração ainda mais emocionante.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe maquinários de emenda parlamentar

Publicidade

A apresentação contou com a coordenação geral de Cuca Neto e a coreografia assinada pelo Professor Doutor Jessé Cruz (UFSM). Os ensaios ficaram por conta de Fran Machado, Tiago Lima e Carmem Abreu, enquanto os bailarinos foram representados pelos grupos Afro Orgulho da Raça (Escola Borges de Medeiros) e Guardiões da Capoeira. “Com grande participação popular e uma atmosfera contagiante, a festa foi mais um sucesso, reforçando a importância da tradição e da cultura na comunidade encruzilhadense”, destacou Netto.

Nos bastidores, a produção teve o apoio dos assistentes Simone Gomes, Jaqueline Freitas, Renato Machado e Ananda, garantindo que tudo saísse conforme planejado. O evento também contou com participações especiais da Escola Borges de Medeiros e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Bumba Meu Boi de 2025 foi viabilizado pelo Pró Cultura – SEDAC, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com patrocínio dos Irmãos Maggioni e Mercasul Supermercados, além do apoio cultural da Prefeitura de Encruzilhada do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá semana com temperaturas agradáveis; veja a previsão

A tradição

Única cidade gaúcha a manter o costume, a festividade é realizada no município desde 1920 e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Encruzilhada desde 2023. Oficializada pela Prefeitura Municipal em 13 de fevereiro de 1991 e idealizada por Firmino Silveira, o Bumba Meu Boi faz parte do calendário oficial de eventos de Encruzilhada do Sul e é uma das comemorações mais populares do município e da região, sendo organizada atualmente por Diogo Silveira, sua família e equipe.

A festa do folclore popular brasileiro gira em torno de uma lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi. Nestes folguedos, são realizados cortejos ou outros tipos de apresentações, muitas vezes em caráter competitivo, durante as quais, agremiações chamadas de Bois realizam espetáculos utilizando a figura do animal. A manifestação tem ligação com diversas tradições: africanas, indígenas e europeias, inclusive com celebrações religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período das festas juninas.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.