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GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

RSC-153: problemas na rodovia desafiam os motoristas

Tamanho das crateras assusta nas imediações do quilômetro 277: encontrar veículos com pneus furados (no detalhe) é comum. Foto: Fotos: Wilyan Battisti/Divulgação/GS

A novela é antiga e o enredo continua o mesmo: os transtornos causados pela precariedade da RSC-153. Motoristas vêm sofrendo há anos com o risco de acidentes em virtude das más condições ao longo da rodovia. É o caso do trecho entre Herveiras e Barros Cassal, na altura do quilômetro 277. Os buracos chegam a ter de 15 a 20 centímetros de profundidade. Além dos prejuízos materiais nos carros, há ainda o perigo causado pela falta de sinalização em diversos pontos.

O arquiteto e urbanista Wilyan Battisti relata a dificuldade de viajar à noite, principalmente com a chegada do inverno, quando os dias escurecem mais cedo, o que acaba dificultando a visibilidade. “Os buracos vão aumentando a cada dia que passa, isso prejudica também o nosso comércio”, conta. Ele, que é proprietário de um estabelecimento à margem da rodovia, percebeu que o número de clientes caiu com a precariedade do trecho.

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Ano passado, segundo o arquiteto, houve um serviço de manutenção realizado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), feito em três etapas. A terceira, no entanto, que compreendia o trecho entre Herveiras e Barros Cassal, não foi concluída. “A rodovia foi apenas pintada, de Vera Cruz a Barros Cassal. E naquele trecho [quilômetro 277] está bem complicado.”

Wilyan Battisti mora em Barros Cassal durante a semana e se desloca para Santa Cruz do Sul nos fins de semana. Ele conta ainda que é possível encontrar buracos ao longo do caminho mesmo em Barros Cassal, onde já foi arrumado.

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O que diz o Daer

No último ano, de acordo com o Daer, a RSC-153 recebeu investimentos de R$ 8,1 milhões em melhorias no asfalto e na sinalização, dentro do programa Avançar. Intervenções foram realizadas em um trecho de 8 quilômetros em Barros Cassal e em 34 quilômetros entre Vera Cruz e Herveiras. No momento, a empresa contratada pelo Daer para a recuperação de estradas da região finaliza os serviços na ERS-412, entre Santa Cruz do Sul e Vera Cruz.

Em junho, nos próximos dias, a autarquia deve iniciar ações nos trechos críticos na RSC-153, com substituição do pavimento desgastado e renovação da pintura das faixas na pista. Para essa nova série de melhorias na RSC-153, estão previstos R$ 8 milhões da etapa 2 do programa Avançar.

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“É um serviço realizado em câmera lenta”

Desde maio do ano passado, a comissão Avante 153, formada por líderes políticos de Herveiras, Barros Cassal, Gramado Xavier, Sinimbu, Vera Cruz e Santa Cruz, vem realizando reuniões e audiências a fim de mobilizar as autoridades para a recuperação definitiva da rodovia. O presidente da comissão, Antônio Gildásio Corte Vieira, o Daio, vereador de Herveiras, ressalta que alguns serviços de manutenção foram realizados, como operações tapa-buracos. No entanto, algumas chuvas foram suficientes para desfazer os reparos.

A comissão, segundo o presidente, cobra um serviço de qualidade e que gere resultados. Em uma das reuniões com o Daer, foi informado que a empresa responsável pela manutenção da via recomeçaria os reparos entre Herveiras e Barros Cassal até a segunda quinzena de abril. A manutenção, no entanto, ainda não começou. É um dinheiro colocado fora. Entre Herveiras e Gramado Xavier, por exemplo, a pintura da via foi feita em cima do tapa-buracos. O Daer paga e a empresa precisa cumprir, mas porque não investem em serviço de qualidade?”, questiona. “É um serviço realizado em câmera lenta, com pouca gente e pouco rendimento.”

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