Uma trajetória profissional dedicada à pesquisa, ao ensino e à gestão. Andréia Rosane de Moura Valim foi reeleita em novembro deste ano para mais quatro anos de atuação como vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em sua liderança, Andréia leva os valores que construiu e adquiriu desde a infância. Natural de Santo Augusto e filha de professores, saiu cedo de casa em busca de oportunidades. Foi morar em Porto Alegre e cursou Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Andréia seguiu os estudos acadêmicos na pós-graduação. Importantes passos da vida pessoal se entrelaçaram na construção da carreira. Na capital gaúcha, conheceu o esposo, Marco Antônio e, junto ao início do doutorado, descobriu a gravidez da filha Julia. Quatro anos depois de a primogênita nascer, o segundo filho, Tiago, estava na barriga junto com a mãe na defesa do título de doutorado.
LEIA TAMBÉM: Cláudia Silva: “Existir para transformar”
Publicidade
Andréia e o esposo saíram de Porto Alegre em busca de uma cidade mais confortável para se instalarem. Entre as opções, estava Santa Cruz do Sul. “Isso foi no fim dos anos 90, Santa Cruz era o município de maior segurança. A cidade é linda, havia muitos atrativos, tinha universidade. E nessa perspectiva de troca, vim conversar com profissionais da Unisc, por intermédio do meu orientador da Ufrgs. E foi muito interessante, porque logo as oportunidades surgiram”, recorda.
Viver desempenhando diversas funções ao mesmo tempo virou cotidiano desde aquela época. Atualmente, além do cargo que ocupa na reitoria, segue atuando nas funções de professora e pesquisadora.
Andréia escolheu Santa Cruz para chamar de lar e desenvolver a trajetória acadêmica. Ingressou como professora do curso de Farmácia em 2002. Não imaginava, naquele momento, que a universidade reservava mais do que lecionar.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Maria Belen Actis: das rochas à gestão de pessoas
Dois anos depois, assumiu a posição de coordenadora do curso e iniciou a sua trajetória como líder. “Fui coordenadora por quatro anos e fiquei por um tempo como pesquisadora. Depois, vim para a reitoria, onde estou desde 2010. Mesmo aqui, sempre tive um espírito muito forte de ser pesquisadora. O professor Vilmar Thomé era o reitor na época e me convidou para ser coordenadora de pesquisa. Depois, fui próreitora de pesquisa.”
De cargo em cargo, aceitou o convite para concorrer a vice-reitora em 2021 e foi eleita ao lado do professor Rafael Henn. Neste mês de novembro, uma nova eleição garantiu mais quatro anos à frente do cargo. Rafael e Andréia foram eleitos pelos estudantes, docentes, técnicos-administrativos e membros da Assembleia Geral Comunitária da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) com 95,86% dos votos de aprovação da comunidade acadêmica.
Publicidade
Enquanto vice-reitora, sua tarefa é gerenciar os quatro campi da instituição, situados em Venâncio Aires, Montenegro,Capão da Canoa e Sobradinho. “A minha responsabilidade se foca muito em olhar para o dia a dia. Mas, claro, nos envolvemos juntos em muitas questões. Eu e o professor Rafael pensamos juntos, até porque temos perfis complementares. Ele é da área das engenharias, eu da área da saúde”, explica.
Olhando para a sua trajetória, Andréia vê que a gestão nunca foi um objetivo inicial. A vontade de liderar surgiu a partir da necessidade que sentia de transformar o ciclo em que está.
LEIA TAMBÉM: Márcia Wink: reinado que o tempo não apaga
Publicidade
“Sempre fui muito interessada em contribuir, me colocar para o que precisar e esse perfil, de ser bastante ativa, me colocou dentro do radar dos colegas. Sempre trabalhei muito, gosto de trabalhar. Se precisar ficar os
Quem conversa com Andréia logo percebe o brilho que surge em seus olhos quando o assunto são suas pesquisas. Ela é cientista da área de biologia molecular, com ênfase em doenças infecciosas e em doenças crônicas não transmissíveis. Andréia já publicou mais de 120 artigos científicos e capítulos de livros.
“Sempre tive um espírito muito forte de ser pesquisadora, gosto de produzir conhecimento. Sou uma pessoa de laboratório, faço pesquisa laboratorial. A universidade me permitiu, justamente, entender a essência da pesquisa e poder seguir me faz muito realizada”, vibra.
Publicidade
Além disso, a pesquisa permite a Andréia estar em maior contato com os professores e os alunos. Ela orienta mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e leciona na graduação.
LEIA TAMBÉM: Iria Trevisan mantém rotina à prova do tempo após 41 anos de carreira
“Tenho as mesmas dificuldades dos pesquisadores para publicar, para aprovar projetos de pesquisa, trazer recursos à Unisc a fim de poder conduzi-las.” Para desempenhar as funções, Andréia não deixa de mencionar a gratidão pela equipe da reitoria, que compreende a sua necessidade de se ausentar para finalizar artigos e realizar experimentos.
Como vice-reitora de uma das principais universidades do interior do Estado, Andréia é voz ativa na defesa do acesso à educação de qualidade. Como filha de professores, desde cedo entendeu o poder da formação. “A educação é o meu propósito. É fácil porque é o que penso, o que sinto, o que foi para mim. A educação me transformou. Defendo e atuo na educação.”
Andréia acredita que a educação é uma estratégia de mudança de classe, mobilidade e ascensão social. Ela reforça a importância da Unisc para a comunidade das cidades que têm campi, através das ações de ensino e extensão.
LEIA TAMBÉM: Aos 22 anos, Nina Rosa concilia carreira de cantora e a faculdade de medicina
Andréia já alinha com Rafael os planos para a gestão de 2026. Segundo ela, a equipe começou a avaliar o que foi desenvolvido até agora. “Nós usamos a metodologia do barco, que é analisar o que fez a universidade evoluir nesses últimos quatro anos, que foram os ventos, e o que nos puxou para baixo, as âncoras”, detalha.
Dentro dessa avaliação, está em construção o plano de gestão. Andréia adianta que um dos projetos para os próximos anos são as graduações semipresenciais. “O que desejo e o que programamos é realmente seguir representando a universidade em várias frentes e, ao mesmo tempo, fazendo um trabalho interno muito cuidadoso”, frisa.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO CADERNO ELAS
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.