Esportes

Trionda é anunciada como bola oficial da Copa do Mundo 2026

A bola da Copa do Mundo 2026 foi revelada nesta sexta-feira, 3, pela Fifa. Batizada de Trionda e produzida pela Adidas, a bola ganhou as cores verde, azul e vermelho para representar os três países-sede (México, Estados Unidos e Canadá). O nome remete à ola, movimento que se popularizou nas arquibancadas a partir da Copa do Mundo de 1970, no México.

LEIA MAIS: Fifa divulga mascotes da Copa do Mundo 2026

A Adidas considera a Trionda uma peça criada para aumentar o número de gols nas partidas. Segundo a empresa, haverá benefícios na hora de driblar e da finalização. A Trionda apresenta um novo sistema de chip lateral. O sensor de movimento com unidade de medição inercial (IMU) de 500Hz agora está posicionado dentro de uma camada especialmente criada em um dos quatro painéis que formam a bola, em vez de estar centralizado e mantido por um sistema de suspensão. A adição de contrapesos, nos outros três painéis, garante estabilidade e equilíbrio durante o percurso da bola.

Publicidade

A tecnologia envia dados precisos em tempo real ao VAR, situação que auxilia os árbitros a tomarem decisões de impedimento mais rápidas. Desenvolvida em colaboração com a Kinexon, a tecnologia de bola conectada da Adidas também pode auxiliar a arbitragem na identificação de cada toque individual na bola, reduzindo o tempo gasto para resolver incidentes específicos, como possíveis toques de mão, por exemplo. Esse tipo de bola não será comercializada.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.